Header Ads

Candidatos de concursos da Secult e Seduc estranham gabaritos iguais

Gabaritos da Seduc (à esquerda) e da Secult (à direita). FOTO: Reprodução

Os gabaritos preliminares das provas objetivas dos concursos para a Secretaria de Educação do Ceará (Seduc) e Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) coincidem. A semelhança foi apontada por concursandos nas redes sociais e confirmada pela reportagem. Os dois concursos são organizados e executados pela Fundação Universidade Estadual do Ceará - Funece, por intermédio da Comissão Executiva do Vestibular da Universidade Estadual do Ceará - CEV/Uece, que deve revisar os gabaritos publicados. Secult e Seduc cobram esclarecimentos à universidade.

Em post no Facebook, um dos concursandos reproduziu questionamento de outro candidato. “Nos dois concursos, para todos os cargos, as 30 primeiras questões, que correspondem à prova de Conhecimentos Gerais, os gabaritos são os mesmos, com os mesmos itens na mesma ordem para todos os cargos nos dois concursos. Secult e Seduc realizaram as provas em semanas diferentes”, afirma. De fato, a coincidência ocorre.

Dyego Soares, estudante de doutorado do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) afirma que a coincidência nas provas de dias diferentes é estranho e preocupante. “Isso, de fato, tem uma probabilidade extremamente baixa de acontecer. Parece uma falha de software, pras provas do mesmo dia, tudo bem. Mas para provas de dias diferentes isso é um problema grave de segurança”, afirma. 

Por nota, a assessoria de imprensa da Secult destaca a credibilidade da instituição organizadora, mas afirma que tomará as providências e irá solicitar à Uece os devidos esclarecimentos. Em nota, a pasta salienta que o resultado por hora apresentado ainda é preliminar, cabendo recursos. O concurso da Secult deve alocar 102 pessoas em 17 cargos diferentes. O primeiro concurso público da Secult teve 3.956 candidatos inscritos em cargos de nível superior.

Já a nota da Seduc afirma que acompanha de perto o concurso para professor junto à Uece. A pasta também destaca a vasta experiência em realização de concursos da instituição. Em nota, a secretaria diz que entrou em contato com a instituição e que deu início às providências necessárias. Para a Secretaria de educação são ofertadas 2.500 vagas, distribuídas nas 13 disciplinas do Ensino Médio, além de Libras, a Língua Brasileira de Sinais. No total, 55.238 candidatos inscritos.

O presidente da CEV/Uece, Fábio Perdigão, informou que, devido o feriado desta sexta e o fim de semana, o problema será verificado apenas na segunda-feira, 5. O professor afirmou que erros acontecem, mas que, como funcionário público, tem a obrigação de fazer os ajustes necessários. Perdigão destacou os 45 anos que a Uece realiza os mais diversos concursos no Estado.  (O Povo)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.