FOTO: Rodrigo Gadelha
A um dia para o fim do prazo, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) recebeu a prestação de contas de 193 dos 920 candidatos obrigados a enviar detalhes sobre arrecadação e gastos durante as eleições de 2018. O número representa cerca de 21% do montante contabilizado pela Secretaria de Controle Interno e Auditoria (SCI). O desrespeito à legislação pode resultar em suspensão do diretório do partido e perda de fundo partidário.

O TRE-CE montou uma força-tarefa para receber um volume maior de informações nos últimos dias, mas a procura tem sido baixa, mesmo na iminência do fim do prazo, dia 6 de novembro. Entre 35 partidos registrados no Ceará, apenas o PSTU fez a comunicação no Processo Judicial Eletrônico (PJE) e entregou a mídia com todas as informações à Justiça Eleitoral.

Poucos candidatos levam pessoalmente as informações. Em geral, o envio fica por conta dos próprios contadores, que muitas vezes são responsáveis por vários postulantes. Um único profissional, por exemplo, chegou a levar as contas de dez candidatos neste fim de semana, quando o TRE funcionou em regime de plantão.

Consulta pública
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), toda a documentação "será disponibilizada na íntegra para consulta pública no Portal de internet do TSE. A medida permitirá que candidatos, partidos, imprensa, órgãos de fiscalização do Estado e qualquer cidadão possam ter acesso aos documentos comprobatórios das prestações de contas dos candidatos e das legendas nas Eleições de 2018".          (Diário do Nordeste)

Post a Comment