Igreja Matriz de Santo Antônio, cartão postal de Barro.
FOTO: Reprodução
A temperatura de Barro, distante 79 quilômetros de Juazeiro do Norte, foi de 37,8ºC no início de novembro. O índice do município foi o maior do estado no início do mês de acordo com a Funceme, confirmando o cenário típico para este período do ano.

Apesar das precipitações dos últimos dias, as temperaturas devem permanecer altas.


A previsão também é de que o tempo continue seco nos próximos dias, embora os índices de umidade possam aumentar em relação aos registros coletados em outubro.

Entre este domingo e hoje, Barbalha, teve a taxa de umidade relativa do ar mais baixa do Ceará: 24%. De 21% a 30%, a Organização Mundial de Saúde considera nível de atenção.

Queimadas
Além das temperaturas altas e do tempo seco, outra característica marcante do mês de novembro é o pico do número de foco de queimadas. Conforme o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Ceará registra, em média, 1.871 casos. De janeiro deste ano até esta segunda-feira,  o número de focos identificados foi de 1.532.

"As queimadas, que alcançam seu ápice em novembro, começam a crescer em outubro indo até dezembro. Há uma forte cultura das queimadas no Ceará, especialmente no fim do ano, quando são realizadas para fins de cultivo agrícola”, explica Raul Fritz, supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Funceme.         (Site Miséria)

Post a Comment