Sol quente neste início de semana no
Ceará. FOTO: Luan Saraiva
Dois municípios cearenses chegaram a constar entre as cidades com as temperaturas mais elevadas do País, segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A relação de quinta-feira (22) apresentou Jaguaribe, com 39,6º C e Morada Nova, com 39,1ºC. Ambos os municípios estão na Região Jaguaribana do Ceará.

No penúltimo dia de outubro, Jaguaribe chegou a liderar o ranking. Segundo dados do Inmet, a cidade cearense chegou a registrar 38,6º.

Dentro das dez maiores temperaturas do Brasil, o Ceará apresenta ainda mais uma cidade: Crateús, que fica a 350 km de Fortaleza, e registrou temperatura máxima de 38,2ºC. O monitoramento do órgão é atualizado a cada 24 horas.

Elevação da umidade do ar
“A sensação térmica aumenta em virtude dessas altas temperaturas, ventos menos intensos e progressiva elevação da umidade do ar à medida que nos aproximamos de dezembro e do mês de janeiro”, comenta Raul Fritz, meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

“O calor sentido por cada um nós diminuirá quando o céu vier a permanecer mais nublado e as primeiras chuvas chegarem - o que pode acontecer na Pré-Estação. Portanto, dezembro e janeiro são os meses mais quentes do ano, principalmente se chover pouco nesses meses”, complementa o meteorologista da Funceme.   (G1 CE)

Post a Comment