A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp) de Juazeiro do Norte mobilizou equipes de trabalho que se dividem em plantões que totalizam as 24 horas, para atuar na Romaria de Finados com fiscalização e limpeza. Além de organizar o comércio formal e informal dos pontos com maior fluxo de romeiros em Juazeiro do Norte.

A Semasp encaminhou 55 servidores para acompanhar o trabalho de fiscalização e ordenamento do comércio, que teve início no dia 25 de outubro com a distribuição dos pontos, cadastramento e levantamento dos comerciantes procedentes de outras cidades com destaquepara Caruaru, Canindé e Salvador que se deslocam em grandes caravanas para uma das maiores manifestações religiosas de Juazeiro do Norte.

O grupo de servidores foi dividido em duas frentes de trabalho lideradas pelos coordenadores Paulo Menezes e Elói José, que se posicionam no largo da Matriz e bairro Franciscanos e revezam as equipes nos horários diurnos e noturnos (6h às 18h, das 18h às 22h e das 22h às 6h).

Em sete dias de intensa movimentação foi realizada apenas uma apreensão de mercadoria. Alguns registros foram notificados por infringirem o código de postura do município, mas logo houve adequação ao padrão de ordenamento e liberação para a continuidade dos trabalhos.

Segundo o Coordenador dos fiscais de Campo, Paulo Henrique Menezes, antes mesmo do período de romaria, quando esse tipo de comércio se intensifica, é preciso realizar um trabalho constante de conscientização. “Com o fim das festividades religiosas, muitos desses comerciantes vão ficando, a maioria sem serem cadastrados pela Prefeitura e isso atrapalha o direito de ir e vir das pessoas”, diz ele. O trabalho de disciplinamento das barracas de vendedores informais em Juazeiro do Norte continua após as romarias.

Post a Comment