O município do Crato foi certificado pelo Ministério do Turismo (MTur) e integra, no período de 2017 a 2019, o Mapa do Turismo Brasileiro. O trâmite iniciou ainda em 2017, e agora, com esta chancela, a cidade faz parte dos 3.285 destinos brasileiros que trabalham o turismo como política de desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda.

Conforme explicou o Secretário Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luiz Carlos Saraiva, o município cadastra todos os seus produtos turísticos para ser habilitado pelo MTur. “Identificamos todo o receptivo, os produtos, como a Santa; a Chapada, como um produto de geoturismo. E é importante dizer que de 2013 para este ano, municípios saíram deste mapa. O ministério entendeu que os municípios têm que se qualificar cada vez mais para merecer este certificado”, explicou.

“Destacamos a atuação do prefeito Zé Ailton Brasil por estar investindo muito na área, enquanto gestor municipal, com um projeto importante em andamento com o Sebrae para requalificação do turismo no Crato. E quando falamos em turismo existe um contexto muito mais forte que é o turismo no Cariri. Temos andado de braços dados com o município de Juazeiro e temos participado de grandes eventos sobe o tema. Sempre que participamos, levamos o material do Cariri”, ressaltou o secretário.

Conforme descreve o MTur, uma das vantagens de se obter o documento diz respeito à priorização de investimentos federais destinados ao turismo. “Com a certificação, os municípios terão duas vantagens: validar a responsabilidade com o turismo no âmbito federal e local e conseguir rapidez no acesso a recursos destinados pelo MTur, pois terão em mãos uma comprovação de engajamento com o setor”, explica o Secretário Nacional de Estruturação do ministério, Totó Parente.

Turismo no Crato

Dentre os produtos do projeto com o Sebrae está a requalificação do receptivo, como hotéis, transportes, restaurantes, entre outros; o mapeamento de cinco rotas turísticas do Cariri e a publicação deste material. São elas: Circuito das Águas, Circuito da Fé, Circuito Histórico Cultural, Circuito Aventura e Natureza e Circuito Geoturismo.

A apresentação do município nas grandes feiras do Turismo no Brasil já tem rendido frutos para o Crato. “Hoje recebemos uma ligação de uma ONG que trabalha com a divulgação de florestas para incluir o Circuito do Geoturismo na rota internacional”, comemora Luiz Carlos.

Um outro projeto importante que a SERTURDES está desenvolvendo é o Centro de Artesanato do Crato. “Estamos buscando o que há de mais positivo nos outros municípios para desenvolver aqui. E este centro será de muita valia. A ideia é implantá-lo em um local de grande visibilidade e regularizar a atuação dos artesãos como microempreendedores”, afirmou.

Post a Comment