O número de desempregados no Ceará caiu 7,4% no terceiro trimestre deste ano. Apesar da redução, o estado possui 435 mil pessoas sem trabalho, conforme dados da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta quarta (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com o grande número de desocupação, os profissionais que estão em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho precisam se destacar.

Por isso, é preciso aproveitar a oportunidade ao conseguir participar de uma entrevista de emprego, que pode ser determinante para a conquista de uma vaga no mercado de trabalho.

A dica de especialista no assunto é que, antes da entrevista, a pessoa procure conhecer a área de atuação da empresa que está ofertando a vaga, como também a localização. Segundo Cristianne Santos, psicóloga do Sine/IDT, “o candidato não pode chegar atrasado. Isso sempre passa uma informação para o recrutador ou pro selecionador que você está desinteressado naquele processo seletivo”.

O candidato deve saber ainda fazer uma apresentação pessoal adequada, optando por roupas mais formais dentro do próprio estilo. “Além disso, é importante que você mostre sinceridade, é importante que você mostre energia, é importante que você mostre que é uma pessoa de iniciativa, que você mostre que é uma pessoa interessada. Essas competências todas serão observadas durante o processo seletivo” orienta Cristianne.

O candidato não deve perguntar qual é a remuneração da vaga disputada. Falar ou não sobre o valor a ser pago deve depender do recrutador. Para alguns cargos, o valor salarial é mantido em sigilo. “Se o selecionador mencionar valores, o candidato deve mostrar flexibilidade de negociação, de acordo com os benefícios e desafios enfrentados”, salienta Cristianne.

Com o grande número de desemprego, é comum candidatos falarem em entrevistas que estão aceitando qualquer oportunidade de cargo. Mas isso não deve ser feito.

“Esse é um dos grandes erros cometidos durante a entrevista. O trabalhador que está concorrendo àquela vaga precisa ter foco dentro da empresa, ele precisa apresentar ainda uma expectativa de aprendizado dentro do local de trabalho. Ao falar que aceita qualquer função não ajuda”, observa Cristianne.   (G1 CE)

Post a Comment