Na manhã desta sexta-feira (2), às 6 horas, iniciou a celebração da missa do Dia de Finados, na Capela do Socorro, onde se localiza o maior e mais antigo cemitério de Juazeiro do Norte. A celebração contou com a presença do bispo diocesano, Dom Gilberto, representações do clero de vários estados do Nordeste e de milhares de romeiros, que lotaram o Largo do Socorro.

A Romaria de Finados de Juazeiro do Norte é uma das principais manifestações de religiosidade popular do município, sendo considerada a segunda maior do país, ficando atrás apenas da Romaria de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte, interior de São Paulo.

Túmulo do Socorro 
O cemitério do Socorro, o mais antigo da cidade, é também o mais visitado durante o dia de Finados, incluindo o túmulo do Padre Cícero, que fica no altar da Capela do Socorro. O local conta com túmulos de famílias tradicionais de Juazeiro do Norte e de figuras históricas, como o Beato José Lourenço. Desde as primeiras horas da manhã, o cemitério começa a receber visitantes, que depositam flores e acendem velas para os seus entes queridos, além de levarem ao Padre Cícero.

A romaria constitui um importante espaço de expressão da cultura popular do Cariri, bem como de várias parte do Nordeste, e mesmo de outras regiões do Brasil. Ela recebe peregrinos de diversas localidades, que vem prestar suas homenagens ao Padre Cícero Romão, em seu túmulo na Capela do Socorro, e a Nossa Senhora das Dores, padroeira da cidade e maior intercessora dos que vem para Juazeiro do Norte em busca de pagar suas promessas. O número de fiéis que comparecem à festividade anualmente gira em torno das centenas de milhares, tendo a romaria de 2013 registrado aproximadamente 600 mil pessoas.

Cemitérios da cidade são preparados para receber romeiros
A Prefeitura Municipal de Juazeiro de Norte, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp), realizou limpeza e manutenção dos Cemitérios Socorro e São João Batista para visitação de milhares de pessoas que chegam à cidade para a tradicional Romaria de Finados e da população local.
A manutenção inclui limpeza geral, capinação, retirada de lixo e pinturas de meio fio e túmulos. As ruas no entorno também passaram por organização para acolhimento dos visitantes. A limpeza inibe de forma acentuada a proliferação de insetos no local e torna o ambiente terno em respeitos às memórias das pessoas ali sepultadas.

O funcionamento dos cemitérios se estendesse até às 20h, devido o grande fluxo de visitantes.     (Site Badalo)

Post a Comment