O município de Juazeiro do Norte adere à Campanha Novembro Azul, que tem como objetivo promover um mês de mobilizações focadas na saúde no homem, principalmente no que diz respeito à conscientização e prevenção do câncer de próstata.

Abertura
A abertura oficial acontecerá no dia 13, na Secretaria de Saúde, com uma manhã de serviços para a população, como avaliação nutricional, triagem de hepatites virais e de hipertensão, orientações quanto à prevenção do câncer de próstata com um urologista, entre outros.

Capacitação dos profissionais
No dia 12, os profissionais da Atenção Primária participarão de capacitação com um urologista sobre o diagnóstico das doenças da próstata e a detecção precoce do câncer de próstata. “A capacitação é para oferecer à nossa equipe de médicos ferramentas para fortalecer esse diagnóstico. Vai ter foco ainda na sensibilização dos homens com relação à importância da realização dos exames, porque tem muita resistência no público masculino”, ressalta a coordenadora da Atenção Primária, Jaqueliny Guimarães.

Dia “D” nas UBS’s
Todas as Unidades Básicas de Saúde irão realizar o Dia “D” do Novembro Azul, onde as equipes realizarão atendimentos a todos os homens, com a solicitação dos exames de rastreamento (exame de toque e PSA) e ações de educação em saúde. A oferta de exames e de consulta com o urologista foi ampliada.

Ações itinerantes
A SESAU promoverá ainda ações itinerantes em locais que concentram o público masculino, como fábricas e empresas. As equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) e o CEREST vão levar orientações e alguns serviços em saúde a esses homens que não podem se ausentar do trabalho ou que não procuram as UBS’s.

Post a Comment