Header Ads

Escolas de samba do Rio de Janeiro divulgam fantasias para 2019, com homenagem ao Cariri


Em quatro meses, o Ceará vai desfilar na Sapucaí por meio de sambas-enredos e fantasias de duas escolas de samba do Grupo Especial: a Paraíso do Tuiuti e a União da Ilha do Governador. Alguns figurinos das agremiações foram apresentados nessa semana e, em ambos os casos, pode-se perceber uma série de referências à cultura e ao artesanato característicos do Estado.

O carnavalesco Jack Vasconcelos explicou que o estilo adotado nas roupas da Tuiuti, que esse ano trabalha com o enredo “O salvador da pátria”, em referência ao Bode Ioiô, reflete a identidade cearense. Nos chapéus ou nas saias, por exemplo, será possível perceber o bordado característico da nossa região.

A ala 8 da Paraíso do Tuiuti homenageará os vendedores de Mercado, trazendo detalhes de renda nas fantasias
O uso de materiais alternativos também deve enriquecer o desfile. “Vou ter uma ala que é feita basicamente de tapetes. Esses tapetes de casa mesmo. Durante meu trabalho de pesquisa para o enredo, eu vi artigos bem artesanais que poderiam facilmente virar fantasia para a Sapucaí. As pessoas podem esperar um capricho ainda maior nesses figurinos”, resumiu Jack.

A ala 16 da Paraíso do Tuiuti fará referência ao Theatro José de Alencar
União da Ilha recebeu 15 mil peças artesanais do Ceará para o carnaval
Com o enredo “A Peleja Poética entre Rachel e Alencar no Avarandado do Céu”, a União da Ilha do Governador também apresentou algumas fantasias. As referências ao Ceará foram facilitadas após muitas pesquisas do carnavalesco Severo Luzardo em viagens pelo Estado.


Além disso, a escola recebeu 15 mil peças artesanais da nossa região. Elas servirão de adereços para as fantasias comerciais e também da comunidade. Os figurinos divulgados trazem referências à gastronomia, à festa do Chitão, aos fósseis do Cariri e até à moda de couro do Mestre da Cultura Espedito Seleiro.          


(Diário do Nordeste)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.