Com o tema “Cogerh 25 anos – Avanços e Desafios” a Gerência Regional da Bacia do Salgado realizou, na manhã desta terça-feira (13.11), seminário que integra a programação alusiva ao aniversário da Companhia. Os debates aconteceram no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE – Crato). O evento reuniu, além do corpo técnico da Cogerh, representantes de parceiros da Companhia na Região como a Universidade Regional do Cariri (Urca), Geopark Araripe, e Serviço Autônomo de Água e Esgoto do Crato (SAAEC).

O presidente João Lúcio Farias abriu os trabalhos. “Esse é um momento festivo, mas também é hora de refletirmos e apontarmos para o futuro”, avaliou João Lúcio. Segundo ele, os resultados alcançados na gestão dos recursos hídricos têm necessariamente de avançar diante dos novos desafios que se impõem atualmente. “Avançamos muito no controle da oferta, mas temos no horizonte a necessidade de melhorar na gestão da demanda”, avalia.

Ao discorrer sobre “Cogerh e Comitês de Bacias”, o reitor da Universidade Regional do Cariri (Urca), José Patrício Pereira de Melo, foi enfático ao defender a importância do modelo de gestão implantado pela Cogerh no Estado e, em especial, no Cariri. Segundo ele, a discussão, o debate, os conflitos foram o esteio de toda uma geração de expoentes nos mais variados campos do conhecimento. “Temos vários professores-doutores, técnicos de altíssimo gabarito que se formaram à medida em que formataram esse modelo implantado pela Cogerh”, comenta.

José Yarley de Brito Gonçalves, atual presidente da SAAEC, fez um levantamento histórico da “A Implantação da Gerência Regional em Crato”. Yarlei foi o primeiro gerente da Bacia do Salgado e também é ex-presidente da Cogerh. O geólogo Guilherme Filgueira, da Gerência de Projetos (Gepro/Cogerh) apresentou painel dos projetos desenvolvidos pela Companhia no Cariri na palestra “Avanços e Desafios da Gestão das Águas Subterrâneas do Cariri”.

Post a Comment