A população de Farias Brito está convidada a prestigiar a exposição itinerante Gigantes do Cariri: um voo pela paleoarte, do artista Francisco dos Santos. A exposição ficará exposta por dois meses na sede da Biblioteca pública Municipal Francisco Matias de Sousa “O MANINHO”, que fica localizada na Rua Beija Leite, no Centro da Cidade.

Com curadoria de Edivânia Martins, a exposição retrata os répteis que habitavam a região do Cariri há milhões de anos. O trabalho é uma parceria do Geopark Araripe e da Universidade Regional do Cariri URCA e chega ao município através da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude.

O trabalho surgiu a partir de uma pesquisa de dois anos com o professor paleontólogo, Álamo Feitosa, onde foram escolhidas alguns dos dinossauros e répteis para serem representados artisticamente. As peças de artes foram feitas acerca de dois anos, montadas com silicone, resina e fibra de vidro, além das tintas coloridas para o acabamento.

Para Edivânia Martins curadora da mostra, o diálogo da ciência com artista se resume através da exposição. Afirmação confirmada pelo artista Francisco dos Santos “O paleoartista tem essa função de aproximar da arte dentro de um padrão científico”, destacou.

Para o artista, a representação dos répteis é importante para as pessoas conhecerem o que aconteceu na região do Cariri onde habitavam muitas espécies de pterossauros e que hoje se configuram em fósseis.       (Blog Papo Reto Cariri)

Post a Comment