A Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedeci) de Juazeiro do Norte, no Cariri, abriu consulta pública para o edital de Parceria Público-Privada (PPP) no setor de energia e tecnologia para adequar a infraestrutura do município ao conceito de smart city (cidade inteligente).

As manifestações das empresas interessadas serão aceitas até o dia 5 de dezembro. A iniciativa projeta novas oportunidades de negócio na região. Dentre os serviços buscados está a implantação da iluminação pública inteligente via luminárias de LED. O sistema é para reduzir os custos em até 50% com energia e pode ser controlado por meio de integração com outras plataformas.

Outros segmentos serão o de videomonitoramento, Wi-fi público, recarga de veículos elétricos; soluções físicas e cibernéticas para o ambiente urbano baseadas em big data e Internet das Coisas. Com a PPP, os trabalhos passarão a ser monitorados em tempo real, por meio de um "Centro de Controle Operacional", que deverá ser instaurado e equipado nos seis primeiros meses do programa. A previsão é que a licitação seja lançada no início de 2019.

A ideia é que todas as funções estejam interligadas para a modernização do sistema municipal de iluminação pública e a utilização de suas estruturas para o desenvolvimento de rede inteligente municipal multisserviços.

Michel Araújo, titular da Sedeci, explica que, nesse primeiro momento, o objetivo é avaliar as propostas dos empreendedores. "A nossa expectativa é que o mercado se posicione, tenha algo a acrescentar e ajude a melhorar ainda mais o projeto. Quando fizermos uma compilação dos dados, teremos um material definitivo e algo mais concreto. Depois, vamos submetê-lo ao Tribunal de Contas da União (TCU) para realizar o edital", afirma.

Para o economista Vitor Leão, a estratégia ajuda a avançar no aspecto socioeconômico. "Tem muito recurso disponível para esse tipo de investimento, mas a insegurança jurídica e a burocracia ainda atrapalham. Na medida em que essas amarras são retiradas, a tendência é atrair mais recursos. E isso atrai investimentos, gera emprego e renda", cita.

Vitor afirma que as startups cearenses têm se destacado no cenário nacional e tendem a ganhar mais espaço as PPPs. Há cerca de um ano, Juazeiro tem desenvolvido estudos e ações para adquirir o status de smart city. Algumas das mudanças já começaram a ser colocadas em prática em maio deste ano, por meio de projeto piloto, testado na Praça do Giradouro, no bairro Triângulo.         (O Povo)

Post a Comment