FOTO: Antonio Rodrigues
Em avaliação realizada pela empresa de consultoria paulista, Urban Systems, Juazeiro do Norte aparece entre as 100 cidades mais atrativas para fomentar novos negócios no Brasil. O “Ranking das Melhores Cidades para Fazer Negócios” colocou o município caririense na 89ª e 93ª posições, nos recortes de Capital Humano e Infraestrutura, respectivamente.

No “Capital Humano” levou em consideração indicadores sociodemográficos, econômicos e educacionais, contrapondo não apenas a oferta atual, como também para um cenário futuro. Para o sucesso de um negócio é fundamental e estratégico mão de obra qualificada. Juazeiro do Norte é considerada um polo acadêmico diante das 14 instituições de ensino superior instalada no Município.

Ao se analisar a Infraestrutura local de fomento ao ambiente de negócios leva-se em consideração indicadores como transporte, telecomunicações, energia e saneamento. Juazeiro do Norte aparece na posição 93 e justamente com Fortaleza (29) são os únicos municípios cearenses no ranking. Ano passado, a Terra do Padre Cícero sequer estava no ranking.

A parceria público, privado e acadêmica se apresenta com uma das práticas desenvolvidas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SEDECI) para fomentar um ambiente propício aos negócios e criar um ecossistema que promotor de atividades integrativas de desenvolvimento. “Buscamos promover um ambiente colaborativo e que venha a promover Juazeiro do Norte como um território para excelentes investimentos”, ressalta o secretário Michel Araújo.

“Juazeiro do Norte se coloca não apenas como centro geográfico do Nordeste, mas agora também como um referência a nível nacional para fazer negócio, a população local tem nas suas raízes históricas esta veia empreendedora”, destaca Douglas Feitosa, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem.    (Blog Diário Cariri)

Post a Comment