Banda Algarobas lança seu segundo álbum “José”, mesclando
os estilos de rock eletrônico, progressivo, post rock e grunge.
FOTO: Divulgação
Em 2009, o músico Daniel Batata participava da Mostra Sesc Cariri de Culturas, tocando percussão na Banda Dr. Raiz. A banda caririense trazia a influência do Movimento Mangue Beat e fazia rock com a marca da cultura regional, inserindo o som dos reisados, das bandas cabaçais, cantorias e benditos. Um show memorável para José Raimundo Cardoso Júnior, que na época tinha 14 anos e assistia a apresentação na plateia com inquietação de aprender música e um dia subir ao palco.

Anos depois, os caminhos se cruzam, Daniel e Júnior se tornam amigos e, neste ano, vão tocar juntos dia 16 de novembro, em Juazeiro do Norte, na 20ª edição da Mostra. Eles fazem parte da Banda Algarobas, que lança seu segundo álbum “José”, mesclando os estilos de rock eletrônico, progressivo, post rock e grunge.

Os músicos são de gerações diferentes, Daniel começou a participar da Mostra no início e, já na segunda edição, no ano 2000, tocou com expoentes do rock nacional como a banda o Cordel do Fogo Encantado. “Acompanho a mostra desde a primeira, trabalhei como voluntário e anos depois também fazia trabalhos de produção e direção de palco”, diz o músico.

Júnior começou a trilhar o caminho da música em 2010, época em que via os músicos que admirava, circulando pela cidade durante o evento do Sesc, como no dia em que encontrou o vocalista da Banda Eddie em um dos bares de Juazeiro do Norte. “Era um sonho, sempre me vi tocando no palco do Sesc e me influenciou ver artistas que sempre gostei de forma tão próxima”.

Algarobas existe há cinco anos, é uma banda autoral que está buscando espaço no cenário musical do Cariri. Participar da Mostra com estrutura de som e iluminação impulsiona a profissionalização dos grupos, afirma Júnior, “O público vê a banda tocando nesse naipe, isso valoriza o artista local”, diz ele.

Sobre a Mostra Sesc Cariri de Culturas
A Mostra Sesc Cariri de Culturas é palco de difusão das mais diversificadas manifestações artísticas e culturais. Realizada no Cariri, transforma a região em cenário para apresentações de espetáculos de teatro, dança, circo, exposições, shows, rodas literárias, performances poéticas e mostras de cinema e vídeo.

De 16 a 20/11, a programação especial celebra vinte edições de um dos maiores projetos de difusão das artes do Brasil. São mais de 300 ações gratuitas, distribuídas em 26 cidades da região do Cariri cearense.

Ao longo das 19 edições, de 1999 a 2017, mais de 6 milhões de pessoas já acompanharam peças de teatro, apresentações musicais e de dança, grupos de tradição popular, exposições, entre muitas outras atividades. Sem falar na participação de artistas, que na 1ª edição eram 250 e em 2018 chegam a 2.500. A abrangência de programação da Mostra é outro marco, partiu de 1 município (Crato) e está, atualmente, em 26 cidades da região do Cariri.

Saiba Mais
20ª Mostra Sesc Cariri de Culturas
Período: 16 a 20 de novembro
Local: Região do Cariri (Polos Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha e Nova Olinda) Programação: Site www.mostracariri.com.br e no aplicativo de celular “Mostra Sesc Cariri”, disponível para Android e iOS

Post a Comment