Companhias aéreas com voos lotados, hotéis, restaurantes e comércios cheios. É assim que a Mostra Sesc Cariri de Culturas fomenta economicamente a região sul do Estado do Ceará, entre os dias 16 e 20 de novembro, este ano. Desde 1999, grupos artísticos, profissionais e expectadores fazem de cada edição do projeto uma nova oportunidade de trabalho e desenvolvimento para os municípios que integram o território caririense. Pesquisas de mercado comprovam o aumento do fluxo de pessoas, impulsionando o desempenho da capacidade produtiva da economia local, através do comércio de bens, turismo e serviços, durante o período do evento.

A proposta da Mostra é ser um agente de desenvolvimento cultural, social e econômico para toda a região do Cariri. Em 2017, por exemplo, foram estimadas mais de 300 mil pessoas de público, 2500 artistas, brincantes, pesquisadores, artesãos e mestres e 350 pessoas trabalhando em serviços como produção, recepção, luz, som, palco, transporte, segurança e apoio. De 1999 até 2017, a Mostra ampliou sua presença de 1 para 28 municípios da região Cariri, contabilizando um público de cerca de 6 milhões de pessoas. Os espetáculos, shows e exposições também cresceram de 19 ações, no primeiro ano, para aproximadamente 332, e o público estimado deu um salto de 19.510 para 349.090 mil pessoas no último ano.

Pesquisa
O Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará – IPDC, na última “Pesquisa Sobre o Nível Satisfação do Público, Artistas e Empresários das Ações da Mostra Sesc”, realizada nos Municípios do Crato e Juazeiro do Norte, confirmou a projeção da economia.

Segundo esse estudo, em relação à ampliação do capital na região do Cariri, 41% dos entrevistados acreditaram no aumento das vendas como principal contribuição econômica, 37% avaliaram que o fomento se deu pelo turismo e 27% responderam que o impacto financeiro ocorreu por outros motivos.

Para 53% dos empresários, o desenvolvimento econômico aconteceu devido ao crescimento das vendas, 37% informaram que o exponencial se deu pelo aumento do turismo regional e 10% alegaram a geração de emprego e renda.

“Mais do que um evento para o entretenimento, a Mostra Sesc Cariri de Culturas se propõe estimular o desenvolvimento econômico regional. Assim, contribui com o aquecimento das vendas, a geração de empregos temporários e o crescimento do turismo local. Ao estimular o surgimento de novas oportunidades, através da grande demanda de visitações pelo turismo, o Sistema Fecomércio Ceará cumpre sua missão, incentivando empresas do setor terciário a obterem melhores resultados”, destaca Mauricio Filizola, presidente do Sistema Fecomércio-CE.

Economia Criativa
Com o propósito de fomentar a economia criativa daquela localidade, a Feira da Cultura Popular reúne 20 artesãos, de 17 a 19/11, naPraça José Geraldo da Cruz, em Juazeiro do Norte, a partir das 17h. No local são expostos e comercializados artesanatos dos mais diversos, entre eles cordel e xilogravura, bordados, produtos da agricultura familiar, foto pintura, arte em retalhos, artigos religiosos, comidas típicas, artesanato em couro e vinil.

Sustentabilidade
Contemplando os municípios da Floresta Nacional do Araripe, o meio ambiente também é motivo para contabilizar os investimentos estratégicos em sustentabilidade das ações promovidas na Mostra. Realizado de 17 a 20 de novembro, o “Pensando Verde na Mostra” tem como missão fortalecer a temática da preservação ambiental e de atitudes mais sustentáveis. Em 2017, foram atendidas cerca de seis mil pessoas com orientações nos pontos de Juazeiro e Crato e cerca de 1000 mudas foram distribuídas para aqueles que trocaram 37kg de resíduos sólidos nas duas cidades. 

A grande novidade do projeto este ano é aliar sustentabilidade e cultura. A proposta é que o público possa trocar livros por mudas de plantas. A meta é distribuir mais de 600 unidades e, deste modo, o desenvolvimento sustentável é proposto nos três pilares e dimensões: econômico, social e ambiental.

Sobre a Mostra
Idealizada pelo Departamento Regional do Sesc Ceará, a Mostra Sesc Cariri de Culturas chega à 20ª edição como agente propiciador e colaborativo de difusão para as mais diversificadas manifestações artísticas e culturais.

A Mostra acontece na região do Cariri permitindo o intercâmbio e a diversidade cultural, onde apresentações de teatro, dança, exposições, shows, rodas literárias, performances poéticas, mostras de cinema e vídeo, além de contribuir com o capital sociocultural da região, estimulam a atividade econômica.

Serviço:
20ª Mostra Sesc Cariri de Culturas
Período: 16 a 20 de novembro
Local: Região do Cariri (Polos Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha e Nova Olinda)
Programação: Site www.mostracariri.com.br e no aplicativo de celular “Mostra Sesc Cariri”, disponível para Android e iOS

Post a Comment