Mais de 5 milhões de candidatos estão inscritos para fazer neste domingo (4) a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A avaliação será aplicada em 1.725 municípios brasileiros.

Em cinco horas e trinta minutos de duração, os estudantes terão de resolver 45 questões de múltipla escolha sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, e outras 45 de Ciências Humanas, que agrega as disciplinas de Geografia e História, além da redação.

No domingo seguinte (11), será a vez das 90 questões de Ciências da Natureza, segmento que compreende Física, Química e Biologia, além de Matemática. O segundo dia de provas tem cinco horas de duração.

Visando incentivar e garantir que todos os estudantes da rede estadual compareçam nos dois dias de realização do Enem, foi elaborado um plano de ação para ajudar os participantes no deslocamento até as instituições de ensino onde estarão sendo aplicadas as provas.

12 cidades compõem a 18ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede 18): Crato; Nova Olinda; Altaneira; Santana do Cariri; Potengi; Araripe; Assaré; Tarrafas; Antonina do Norte; Campos Sales; e Salitre, no Cariri, além de Saboeiro, pertencente à região dos Inhamuns.

Ao todo aproximadamente 4 mil alunos farão o exame nos doze municípios. Em Crato, serão 1.392 estudantes.

Em seis dessas cidades (Crato, Nova Olinda, Santana do Cariri, Araripe, Assaré e Campos Sales), serão montados pontos de apoio, com informações e transporte para o deslocamento até as unidades de ensino onde serão aplicadas as provas.

Diferentemente de edições anteriores, esse ano as tendas não contarão com a distribuição de canetas, garrafinhas de água e frutas, já que por ser ano eleitoral, a aquisição dos produtos não é permitida.

Em todos os pontos de apoio o funcionamento será iniciado às 10 horas. Em Crato, uma tenda será montada na Praça da Sé.

Segundo a coordenadora da Crede 18, Luciana Brito, os estudantes que residem na zona rural serão assistidos normalmente com o transporte escolar de cada município. Já aqueles que residem na cidade, mas farão o Enem em locais distantes, podem se deslocar até o ponto de apoio da praça da Sé, de onde sairão os ônibus.

Para ter acesso ao endereço dos locais de prova, os candidatos devem conferir o cartão de confirmação de inscrição na Página do Participante, com CPF e senha.

Para fazer o exame, os alunos precisam levar caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente e documento oficial de identificação original com foto.

Por conta do horário de verão, cujo início coincidirá com o primeiro domingo de aplicação de provas, o teste começará uma hora mais cedo que o Horário Oficial de Brasília. Os candidatos têm que ficar atentos para não chegarem atrasados. 

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no Ceará e em outros 13 Estados que não irão aderir ao horário de verão, os portões serão abertos às 11h e fechados às 12h. Às 12h30, haverá o início das provas.

Post a Comment