Por sua história de vida, vem sendo convidado a palestrar em diversas capitais Brasil adentro, como Fortaleza, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Maceió, mas na cidade onde mora, Juazeiro do Norte, ainda aguarda convites ou qualquer sinalização. FOTO: Alana Soares

O professor Ciswal dos Santos ficou nacionalmente reconhecido como o ex-catador de latinhas de Juazeiro do Norte que conseguiu, através da educação, superar a pobreza e alcançar um sonho: aprovação na Harvard University, nos Estados Unidos.

Por sua história de vida, vem sendo convidado a palestrar em diversas capitais Brasil adentro, como Fortaleza, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Maceió, mas na cidade onde mora, Juazeiro do Norte, ainda aguarda convites ou qualquer sinalização de apoio.

A agenda do professor segue cheia desde a notícia de sua aprovação. Em São Paulo, foi convidado para palestrar na Fundação Getúlio Vargas e deve voltar à capital paulista ainda este ano mais três vezes. Somente no Ceará, visitou escolas em Brejo Santo, Fortaleza, Tauá e Canindé onde conversa com crianças e jovens sobre a educação como caminho para erradicar desigualdades.

Em Juazeiro, palestrou na Faculdade de Tecnologia, Universidade Federal do Cariri e Escola Estadual Professor Moreira de Sousa a convite de amigos professores, sem quaisquer ligações oficiais com secretaria de Educação ou governo municipal.

"Sinceramente, não espero nada de político, mas a vontade é de ´desastear´ a bandeira de Juazeiro", comentou Ciswal, que ainda vive do salário de professor no SENAI e procura meios para custear as passagens para os Estados Unidos.

"Não há dinheiro que pague uma criança olhar para você e dizer que quer ser professor por ter conhecido sua história, que vai se dedicar aos estudos, que quer ir para a NASA, estudar em Harvard", o professor havia relatado após uma palestra.

Por diversas tentativas, a reportagem do Miséria procurou a SEDUC para mais informações mas não obteve resposta.     (Site Miséria)

Post a Comment