O time Enactus UFCA foi reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) como uma das melhores iniciativas do Brasil em 2018 para o combate à perda e ao desperdício de alimentos. O MMA promoveu uma chamada pública pelo edital “Boas práticas no combate a perda e ao desperdício de alimentos”, com o objetivo de selecionar as iniciativas que promovessem maior aproveitamento de comida no país. O edital considerou 5 eixos: produção, pós-colheita, processamento, comercialização e consumo. As 5 melhores ações de cada eixo vão receber certificado de reconhecimento e compor a base de dados do MMA de iniciativas de combate à perda e ao desperdício de alimentos no Brasil.

Além desses reconhecimentos, os representantes das 3 melhores iniciativas de cada eixo participarão ainda de um seminário em Brasília, que ocorrerá em meio a Semana Nacional de Conscientização da Perda e Desperdício de Alimentos 2018, entre os dias 5 e 11 de novembro. A estudante do sexto semestre de Engenharia Civil da UFCA, Heloísa Ávila, representará o time Enactus UFCA na capital federal, com despesas pagas pelo MMA.

Rede Enactus

A Enactus envolve mais de 1730 instituições de ensino em todo o mundo. Fundada em 1975, nos Estados Unidos, atua no Brasil desde 1998 e tem times espalhados em mais de 100 universidades nacionais, com projetos que causam impacto positivo em comunidades por meio de ações empreendedoras.

Enactus UFCA

No Cariri, a Enactus UFCA, composta por estudantes e professores da Universidade Federal do Cariri, vem se destacando com o projeto Bio+, que fomenta práticas e tecnologias de baixo custo para o plantio de hortaliças e frutas de forma sustentável. Pelo Bio+, a Enactus UFCA vem trabalhando com um biodigestor que auxilia na produção de biofertilizante (o que dispensa a compra de fertilizantes químicos) e biogás (que emite 20 vezes menos gases do efeito estufa que o gás de cozinha tradicional). A Enactus UFCA vem beneficiando 15 famílias do Cariri nas comunidades Sítio Boa Esperança e Sítio Espinhaço, com atuação também na feira da Escola de Saberes e a Escola Edvard Teixeira Ferrer.

Saiba Mais

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), estima que, todo ano, aproximadamente 1,3 bilhão de toneladas de alimentos no mundo são perdidas. O que equivale a mais de 30% da produção de comida no Brasil que só em 2013 produziu 26,3 milhões de toneladas de alimentos.

Post a Comment