O projeto é do professor Edilberto Rocha, da UFC.
FOTO: Felipe Azevedo
O óleo de copaíba, produto característico do cotidiano popular de Juazeiro do Norte, é o agente principal de uma pesquisa científica na Universidade Federal do Ceará (UFC) sobre inovação em produtos fitoterápicos. O projeto é um dos seis contemplados em diferentes universidades do Brasil pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O óleo de copaíba, é uma espécie vegetal que apresenta ação anti-inflamatória e cicatrizante, típica das florestas amazônica e mata atlântica, mas também encontrado no Ceará e amplamente comercializado principalmente durante as romarias em Juazeiro do Norte.

Apesar de não necessariamente ter a fiscalização de órgãos regulatórios, esse tipo de material é comercializado como medicamento sem nenhuma contraindicação, geralmente em forma de pomada para dor.

A ideia é elaborar um produto para utilização em lesões cutâneas, como as escaras, problema recorrente, principalmente, em pacientes com dificuldade de mobilidade física ou idosos de baixa renda, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O projeto aprovado pelo CNPq, que já está em andamento, receberá financiamento do órgão e terá duração de três anos. Na UFC, o trabalho integrado e multidisciplinar envolve o Laboratório de Fitoquímica de Plantas Medicinais (LAFIPLAM) e o Laboratório de Polímeros e Inovação de Materiais de Química, do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica; o Setor de Produção de Medicamentos e Cosméticos do Departamento de Farmácia; e o Departamento de Farmacologia.       (Site Miséria)

Post a Comment