O projeto "Memória gráfica da comunicação impressa no Cariri", vinculado a pró-reitoria de Cultura da Universidade Federal do Cariri (UFCA), promove o evento "D+Jor - Jornalismo e Design em Diálogo" nas próximas quinta-feira e sexta-feira (dias 22 e 23 de novembro) no campus Juazeiro do Norte da UFCA. 

O evento aborda temáticas relacionadas a visualizações de informações no jornalismo, importante tema para a comunicação contemporânea. Haverá ainda mesa redonda e oficina, com atividades voltadas para a capacitação dos profissionais da Região. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.

Dedicado ao estudo da identidade visual da região do Cariri, o projeto, coordenado pelas professoras de Jornalismo Elane Abreu e Juliana Lotif, lança seu produto final durante o evento: o caderno gráfico Mnemozyne. O caderno faz uma análise gráfica do jornalismo impresso da Região a partir da análise de uma série de veículos impressos locais. O lançamento do Mnemozyne será na próxima quinta (22), às 19h na sala i103.

De acordo com Juliana, o caderno gráfico é uma forma diferente de expor os resultados da pesquisa, já trabalhando com a questão do design da informação. "Além disso queremos reforçar essa área na universidade, essa interseção entre o jornalismo e o design. A memória gráfica é um assunto próprio do design, e fizemos a ligação com jornalismo a partir do estudo da memória gráfica do jornalismo impresso do Cariri", afirma. 

Para mais informações entre em contato pelo e-mail dmaisjor.ufca@gmail.com 

Confira a programação completa:


Post a Comment