A Universidade Regional do Cariri (URCA) estará realizando nesta segunda-feira (05), dentro da programação da VI Semana de Extensão (SEMEX), o Encontro dos Pontos de Cultura da Região. O evento acontecerá às 8h00, no auditório do Geopark Araripe, em Crato.

O encontro tem como objetivo reunir, aproximar e criar estratégias de articulação entre os Pontos de Cultura e as ações de extensão universitária da URCA, além de compreender a atual conjuntura do Cultura Viva. O evento contará com a mediação dos representantes da Comissão Estadual do Cultura Viva, Socorro Jacó e Alexandre Lucas.

O Cultura Viva é uma política de estado criada nos Governos Lula e Dilma que possibilitou a descentralização de recursos públicos e articulação dos movimentos sociais da cultura de base comunitária.

O Ceará aprovou em julho deste ano a Lei Estadual que institui a Política Estadual do Cultura Viva, marco legal  importante para continuidade dos Pontos de Cultura do Ceará. Atualmente o Ceará tem cerca de 240 pontos  e a região do Cariri conta com  aproximadamente 30.

A SEMEX/URCA ocorrerá no período de 05 a 09 de novembro, com abrangência crescente no engajamento de atores em sua realização, envolvendo a comunidade acadêmica da URCA, instituições parceiras e movimentos sociais, na perspectiva da propagação da produção extensionista por toda Região do Cariri e Centro Sul Cearense.

Post a Comment