FOTO: Anderson Duarte
Levar para passear, ensinar o dever de casa, financiar um curso e doar material escolar são algumas das formas de ajudar as 20 crianças que vivem na Casa Abrigo, em Juazeiro do Norte.

Neste sábado, 08, foi realizado o primeiro encontro de apadrinhamento com os parceiros e padrinhos e possíveis adeptos do programa. Durante o evento foram explicadas as formas de contribuir e oferecer oportunidades de acolhimento e desenvolvimento social através de três oportunidades: afetivo, financeiro ou de serviços.

Reforma após 20 anos
O Secretário de Desenvolvimento Social e Trabalho, Sandoval Barreto, enfatizou a importância desse programa já que muitas dessas crianças e adolescentes encontram-se fora do perfil de adoção. “Através do programa, é possível proporcionar oportunidades, oferecer outras perspectivas, ajudar na construção e evolução. Não percamos a chance, vamos nos empenhar para que esse projeto siga em frente”. Sandoval Barreto aproveitou a oportunidade para anunciar a reforma da Casa Abrigo que estava há 20 anos sem reparos.
  
A ideia é que a sociedade, o Estado e o setor privado possam, juntos, tornar a vida dos 20 jovens que vivem na Casa Abrigo, mais feliz e produtiva. O responsável permanente pela criança ou adolescente continua sendo a instituição que cuida do abrigo, ou seja, o programa de Apadrinhamento não é um substitutivo da adoção. “A medida que a pessoa ou entidade assume a condição de padrinho, a inscrição no programa de adoção se torna incompatível com o apadrinhamento. Não se trata apenas de preencher uma ficha, fazer um cadastro. Por ser individual, é assinado um compromisso não com o projeto, mas diretamente com alguma criança ou adolescente”, afirmou o Promotor de justiça, Flávio Côrte.

O promotor explicou ainda que o padrinho ou madrinha irá prover algum tipo de assistência como tratamento de saúde, instrução escolar, ou até mesmo levá-los para passear no final de semana, ou seja, são formas simples de ajudar de acordo com a disponibilidade do padrinho ou madrinha. “Todos podemos fazer alguma coisa, todos somos parte desse processo. O Apadrinhamento permite que a gente mude concretamente a vida de alguma criança ou adolescente. Surge para que seja formalizada a boa intenção de ajudar no desenvolvimento desses moradores da Casa Abrigo”, concluiu.

Formas de Apadrinhamento
No apadrinhamento afetivo, é possível proporcionar experiências afetuosas, como a convivência familiar e comunitária, passeios, visitas no abrigo e o apadrinhamento financeiro no custeio de tratamentos de saúde, instrução escolar, compra de roupas e brinquedos, entre outros.

Por fim, quem não se encaixa em nenhum dos dois perfis citados, pode proporcionar a aplicação de cursos, integrando a criança ou adolescente em eventos direcionados a este público e realizar doações materiais ao apadrinhado(a), à sua família ou à própria Casa Abrigo.

Para participar desse projeto, é preciso ser residente na cidade de Juazeiro do Norte, ter mais de 25 anos de idade. A pessoa que pretende se engajar passa por avaliação psicológica. O cadastro é realizado na 2ª Vara Cível do Município, localizado na rua Maria Marcionílio, nº 800, no bairro Lagoa Seca. 

Denúncia Nacional: 100

Denúncia Municipal: (88) 3587-1104
Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho: (88) 3572-3900

Post a Comment