O mês de dezembro é bastante significativo para o Poder Judiciário do Município do Crato. Este ano e neste período se comemora 201 anos da criação da Comarca (17), 20 anos da inauguração do prédio do Fórum Hermes Parahyba (18) e um ano da elevação da comarca à entrância final (20). Também neste dia 20, o dia foi marcado pela entrega da comenda Mérito Jurídico Dr. Luiz de Borba Maranhão, ao Juiz de Direito Dr. José Flávio Bezerra de Morais, concedida pela Câmara de Vereadores.

A solenidade aconteceu na sede do Fórum Hermes Parahyba e contou com a participação do prefeito Zé Ailton Brasil; do homenageado, Dr. Flávio; do vereador Bebeto Anastácio, representando o Legislativo; do presidente da OAB Crato, Dr. Aderson Feitosa; Dra. Carmem Lúcia Alencar Coelho, representante da URCA; Dr. Luiz Carlos Saraiva, ex-vereador propositor da comenda e atual Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico Sustentável; demais juízes, secretários municipais e servidores daquela instituição.

A Banda de Música do Crato fez a abertura do evento com a execução dos hinos nacional, do Ceará e do Crato, seguida da apresentação da Camerata Ágio Moreira, da Vila da Música, que apresentou números de violão clássico e música popular. Após as participações culturais, o juiz Dr. Flávio descreveu os principais resultados alcançados em 2018 pela Comarca de Crato e continuou com a entrega da Comenda Hermes Parahyba aos servidores Maria Franciana de Oliveira e Edla Maria Neves Feitosa Noronha.

Para o juiz, o ano de 2018 foi incomum e difícil, daí a justificativa daquela solenidade. Na oportunidade, agradeceu à toda equipe pelo empenho na execução das funções. Destaque para a implantação do SAJ – Serviço de Automação da Justiça e também da SEJUD – Secretaria Única Judiciária.

“O principal ganho é a virtualização dos processos que estava sendo destinada somente para entrâncias finais. Tivemos a implantação do SAJ em maio e o início da virtualização em julho, concluindo em outubro. Todos os processos já estão virtuais e isso garante mais agilidade, os advogados têm acesso rapidamente, tudo anda automaticamente. O próximo passo importante será a implantação da secretaria única, englobando Crato, Juazeiro e Barbalha”, comentou.

Por fim, a comenda foi entregue a Dr. Flávio pelo vereador Bebeto, prefeito Zé Ailton e pelo secretário Luís Carlos. Emocionado, o homenageado disse estar muito feliz com a honraria. “É uma honraria muito importante porque diz respeito a atividade que a gente desenvolve com gosto, com amor e com dedicação. Segundo por ser um título concedido pelos representantes do povo do Crato. Não mereço, mas acato de muito bom grado e vejo isso como estímulo para continuar meu trabalho. Especialmente, a entrega ser feita nesta data, isso pra mim também é motivo de muita satisfação porque a gente está comemorando muitas datas importantes para a comarca”, finalizou.

Post a Comment