A apresentação da modelagem final do projeto destinado à contratação de Parceria Público-Privada, PPP, para a realização de investimentos e prestação de serviços para implantação, operação e manutenção da Rede de Iluminação Pública Inteligente do Município de Juazeiro do Norte, sob o conceito de Cidade Inteligente, contou com a presença do Assessor Técnico da Secretaria de Telecomunicações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Luís Oliveira Ramos, ao lado do Comitê Gestor da PPP, nesta terça-feira (11/12).

O representante do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações ressaltou o pioneirismo de Juazeiro do Norte ao criar um instrumento legal alinhado com o Plano Nacional de Internet das Coisas, lançado no ano passado.
 
"Juazeiro do Norte serve de inspiração para outros municípios do Nordeste e de todo o Brasil. É referência, mostrando que há soluções possíveis de serem adotadas pelo poder público municipal, junto com o Estado e a União", declarou.

Agora, o projeto da PPP será submetido ao Tribunal de Contas do Ceará, antes da licitação, prevista para o primeiro trimestre de 2019.

"Depois da audiência pública, em julho, e da consulta pública, de 05/11 a 05/12, nós finalizamos a fase de estudos de forma positiva, com aprovação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial - ABDI", disse o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Juazeiro do Norte, Michel Araújo, que estará no TCE- CE ainda nesta quarta-feira (12/11).

Entre os benefícios da Rede de Iluminação Pública Inteligente do Município estão Wi-Fi público gratuito, oito praças com geração autosustentável de energia solar e/ou eólica, trezentos pontos de videomonitoramento e dez pontos de recarga de veículos elétricos, de forma gratuita.

"No Brasil, as montadoras vão começar a disponibilizar carros elétricos e Juazeiro do Norte entrou no mapa dessa disponibilidade, seguindo Curitiba e São Paulo", afirmou o secretário da SEDECI.

Michel Araújo finalizou, salientando que o projeto da PPP representará um salto na qualidade de vida da população, como objetiva a gestão Arnon Bezerra. O próximo passo, agora, será o encaminhamento para a avaliação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), para seguir às novas etapas até a aprovação final, para execução com pioneirismo, no Estado. 

Post a Comment