Duas equipes formadas por estudantes do campus de Crato do IFCE foram premiadas na etapa nacional do Torneio Juvenil de Robótica, competição realizada em João Pessoa (PB), de 30/11 a 02/12. Os times garantiram vaga no Torneio Internacional de Robótica, que acontece em São Paulo, em 2019.

A equipe Vênera, formada pelos alunos João Carlos Tolovi e Sthefanny de Lima, do curso técnico em Informática para Internet, alcançou o segundo lugar no nível 3 da Dança de Robôs, modalidade em que competidores interagem com os robôs na coreografia: "O robô faz a coreografia, mas é simples. O que chama mais atenção, junto com o robô, é a gente, que interpreta o que ele quer dizer para as pessoas", explica Sthefanny. A equipe escolheu dançar a cultura nordestina e utilizou roupas e cenários combinando com o tema.

Sthefanny e João estão no terceiro ano do ensino médio e já participaram de outras competições de robótica pelo Nordeste. Para eles, a troca de experiências e a oportunidade de conhecer novas pessoas são os principais pontos positivos da atividade, além do conhecimento técnico na área: "Eu entrei e fui gostando cada vez mais, porque você não só aprende, você produz e vê aquilo funcionando na realidade. Essa é a parte que eu acho mais interessante na robótica", conta ele.

Já a equipe Terseu, formada pelos alunos Juliano Alves, Gabriel Alcântara e Paulo Tavares, do ensino superior, foram medalha de bronze no nível 4 da modalidade Viagem ao Centro da Terra, em que os robôs precisavam resgatar um cubo do centro de um labirinto, em um tempo total de até 3 minutos. O resultado veio com menos de um ano competindo na modalidade e faz parte do histórico vencedor da equipe, que sobe ao pódio em quase todas as competições que participa: "Isso é mais do esforço da equipe e do GEROL como um todo, porque a gente sempre tenta participar de todas as competições e aperfeiçoar a técnica em todas as modalidades", explica Alcântara.

Os estudantes fazem parte do Grupo de Estudos em Robótica e Olimpíadas Livres do campus, o GEROL, coordenado pelo professor Camilo Silva. Ele avalia o ano e projeta objetivos: "Esse ano no GEROL foi extraordinário, pois tivemos colocações em algumas competições, e os meninos venceram algumas modalidades que eles não tinham conhecimento. A gente espera para 2019 que mais conhecimento venha para esse grupo e que mais alunos participem dele".

Também competiram na etapa nacional do Torneio Juvenil de Robótica os alunos Sandy Vieira e David Oliveira. 

Post a Comment