Com a alta, as irmãs e os pais voltam ao Ceará, para o distrito de Patacas, em Aquiraz (CE), onde moram.
As gêmeas cearenses Maria Ysabelle e Maria Ysadora, de 2 anos, que nasceram unidas pelo crânio, receberam alta do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (SP) após a cirurgia definitiva de separação e os meses de recuperação em São Paulo. Com a alta, as irmãs e os pais voltam ao Ceará, para o distrito de Patacas, em Aquiraz (CE), onde moram. Foi o primeiro procedimento cirúrgico dessa natureza realizado no Brasil.

"Eu tô muito feliz. Queria agradecer todos os médicos, acreditaram nas minhas filhas. Primeiro lugar a Deus e segundo ao Dr. Jucá, mas se os outros aqui não tivessem acreditado, não tinha feito essa equipe tão maravilhosa que fizeram aqui pras minhas filhas. E eu agradeço muito por eles terem acreditado nas minhas filhas”, destacou a mãe, Débora Freitas.

Integrante do grupo de especialistas, o neurocirurgião Eduardo Jucá é coordenador do serviço de neurocirurgia do Hospital Infantil Albert Sabin, em Fortaleza, e acompanhou as siamesas desde o nascimento. Ele foi responsável pelo encaminhamento delas ao hospital de Ribeirão Preto.

Chefe do Departamento de Neurocirurgia Pediátrica do HC, o neurocirurgião Hélio Rubens Machado comentou o sucesso da cirurgia. "Existia aí muitos pontos de incerteza. Então, hoje, é extremamente gratificante chegar ao final e dizer: olha é realmente foi muito bem, provavelmente toda a nossa programação foi correta. Foi isso que deveria ser feito e o resultado tá aí.”      (Diário do Nordeste)

Post a Comment