Atualizada às 23:40hs

Seis pessoas morreram e outras 25 ficaram feridas em um grave acidente envolvendo um ônibus com romeiros e um caminhão na rodovia CE- 371, a 12 km de Campos Sales, na tarde desta quinta-feira (13).

De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), as vítimas fatais são três homens e três mulheres. Quatro dos seis mortos já foram identificados, são eles Raimundo de Lima Costa, 42 anos, motorista do ônibus, conhecido popularmente como Raimundinho; Luzia Alves dos Santos, 60 anos e o marido Sebastião Antônio dos Santos, 80 anos; e Otília Francisca Alves, 64 anos.

Entre os feridos estão um tio e duas tias da dona de casa  Maria das Neves Silva, que retornavam de uma romaria. "A gente não sabe mais notícias, mas pensamos que eles estejam conscientes. A família está muito abatida, minha mãe está aos prantos, infelizmente é uma tragédia que a gente não esperava", afirma. 

Segundo a PRE, o ônibus vinha da cidade de Canindé após os fiéis terem participado de uma missa na última terça-feira (11). No retorno para Campos Sales, o ônibus colidiu com um caminhão que trazia um carregamento de gesso, na localidade de Varzinha, a 12 quilômetros do município. 

Conforme a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), os primeiros levantamentos apontaram que o ônibus de passageiros colidiu de frente com o caminhão. 

De acordo com o coordenador do Samu, 25 pessoas foram atendidas no local, sendo seis com ferimentos graves. Uma vítima foi levada em um helicóptero para o hospital Instituto Doutor José Frota (IJF), em Fortaleza.

As demais vítimas foram levadas para o Hospital Geral de Campos Sales e transferidas para outras unidades hospitalares da região.

O médico plantonista do hospital do município, Hugo Napoleão, informou que foi feita uma força-tarefa para atender as vítimas do acidente. "Eu era o único plantonista do dia e o que a gente viu foi um desastre. Um acidente com muitas vítimas, cerca de 20 vítimas mais ou menos chegaram ao hospital. Foi formado uma força-tarefa para ajudar toda essa população, por que vieram vários plantonistas que não estavam no dia para dar um suporte. Os pacientes mais graves tiveram Traumatismo Crânio Encefálico (TCE) e foram transferidos para o Cariri através da Ciopaer e ambulâncias do SAMU", disse o médico. 

Aproximadamente 10 pessoas continuam internadas e o estado de saúde é considerado estável. Os pacientes com escoriações leves foram medicados e liberados. 


Participaram do socorro às vítimas equipes do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), com um médico e uma enfermeira a bordo.

Prefeitura emite nota de pesar
O prefeito de Campos Sales, Moésio Loiola de Melo, publicou uma nota de pesar pelas vítimas no acidente na CE-371. Na nota, o prefeito anunciou luto oficial de três dias na cidade. 

"A cidade está de luto, nossos conterrâneos, em viagem pelo enriquecimento da fé, agora estão próximos daquele que ainda nos fazem sentir um pouco de alívio, até mesmo nessas situações. Campos Sales não será mais a mesma, pois carregará no livro de sua história, a doce recordação de que no dia de Santa Luzia houve a passagem espiritual de homens e mulheres, que aguerridos na fé, fizeram sua última viagem, e lá foram atendidos, pois agora encontram-se em outro plano, ao lado do nosso Pai Celestial."


(Diário do Nordeste)

Post a Comment