“Educação é a solução. Não existe melhor caminho para alavancar a produtividade do que a oferta de uma educação de qualidade. Isto significa prover uma educação que seja capaz não apenas de preparar bem os nossos jovens para o exercício de uma profissão, mas também de prepará-los plenamente para o exercício da cidadania.”

Esses foram os dizeres que reverberaram no I Seminário das Escolas de Ensino em Tempo Integral: Experiências, Desafios e Perspectivas, realizado na manhã de ontem, 13, na Escola de Educação Profissional Violeta Arraes Gervaiseau.

O evento, idealizado pela 18ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE), em parceria com a Secretaria de Educação do Crato e a Câmara Municipal de Vereadores, contou com a presença de gestores, diretores, alunos e professores de escolas municipais cratenses.

A princípio foi realizada uma apresentação do grupo de dança da Escola de Ensino Médio de Tempo Integral (EEMTI) Wilson Gonçalves, com uma performance moderna, os estudantes retrataram fatos do cotidiano.

“A Educação é o caminho, não há dúvidas, precisamos preservar o que conquistamos e para isso é necessário termos formadores de opinião, educados em boas escolas e por bons profissionais”, reiterou o Chefe do Executivo cratense, Zé Ailton Brasil.

“Temos aqui experiências positivas, de como a educação pode auxiliar no progresso de uma forma geral. Muito trabalho e compromisso fazem parte da rotina das escolas do Crato, pensamos nas competências e habilidades dos nossos alunos que precisam ser desenvolvidas”, disse a secretária de Educação, Professora Tereza Mônica.

Dando continuidade ao momento, foi proferida uma palestra com o título EEMTI: Princípios, valores e currículo, conduzida pelo assessor pedagógico das EEMTIs da Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará, Jefrei Almeida Rocha, que abordou, entre outras coisas, o porquê, e o para quê das escolas de tempo integral.

Para o vereador Amadeu de Freitas, a Educação em tempo integral trará inúmeros benefícios para os alunos. “É importante investir nos professores e na modernização das escolas, docentes em formação continuada e espaços adequados, por exemplo, proporcionarão melhorias na educação”, destaca.

A Coordenadora da CREDE 18, Luciana Brito, ressaltou a importância do evento e das parcerias nessa caminhada de trabalho e desenvolvimento da educação cratense.

Em seguida, foram mostradas experiências das EEMTIs na formação da cidadania e plenária com perguntas e respostas. Também esteve presente na ocasião, a Secretária Adjunta de Educação Cirene Alencar.

Post a Comment