A cidade de Juazeiro do Norte é uma das que mais apresenta crescimento no Brasil. O setor do comércio, sozinho, representa mais de 80% do Produto Interno Bruto. Ao longo dos anos, inúmeras pessoas, naturais da região e de outras partes do Brasil, contribuíram para o desenvolvimento da cidade. Pensando em homenagear algumas delas, o advogado e professor Francisco Luiz Soares reuniu a biografia de personagens do segmento do comércio em um livro, que será lançado no próximo dia 18, às 19h, no Memorial Padre Cícero. Na ocasião, serão entregues diplomas de honra ao mérito às personalidades homenageadas e aos parentes daqueles que já faleceram. 

A segunda edição do livro “Gente de Expressão – Personalidades de Juazeiro do Norte – Historiografia da Associação Comercial” traz, em suas páginas, a biografia de 19 homens que, entre os anos de 1924 e 2017, atuaram como presidentes na Associação Comercial e Industrial de Juazeiro do Norte (ACIJN). “Se não contarmos quem foram esses, quem vai contar no futuro quem somos nós?”, questiona Luiz Soares, ao relatar sobre a necessidade de registrar o passado para que seja possível a construção do futuro. 

Conforme explicou o autor, esta segunda edição fecha o ciclo da história da ACIJN, que teve sua criação incentivada pelo padre Cícero, quando ainda era uma união comercial. Agora, a entidade integra o Sindicato dos Lojistas do Comércio de Juazeiro do Norte (Sindilojas) e faz parte da Federação do Comércio do Estado do Ceará (Fecomércio). O esperado é que, mais à frente, o prédio da Associação sedie o Museu do Comércio de Juazeiro. “Este projeto está em andamento. Se Deus quiser, vamos conseguir”, deseja. 

“Gente de Expressão” é o terceiro livro escrito por Luiz Soares, que ocupa a cadeira número 2 do Instituto Cultural do Vale Caririense (ICVC). Além da primeira edição, ele também escreveu o livro “100 anos de República”, que deve ter continuidade até os tempos atuais e ser lançado em uma nova edição. Natural de Uiraúna, na Paraíba, o advogado e historiador adotou Juazeiro como sua terra do coração no ano de 1958. Desde então, acompanhou e participou de seu crescimento. Em “Gente de Expressão”, ele compartilha algumas de suas lembranças, que recorda com saudosismo. 

Além dos homenageados, o livro conta com crônicas, como “A energia que nos move” e “Por que vale a pena viver?”. Esta, conforme contou o autor, é uma reflexão para todos os leitores. “Por que vale a pena viver? Acredito que para fazer o bem, deixar alguma coisa de positivo para o outro. Gostar é fácil. Mas, o que Jesus ensinou? Ele ensinou a amar o próximo”, destaca Luiz Soares, que espera reunir amigos de diferentes entidades e grupos no lançamento de seu livro, que acontece nesta terça-feira (18), às 19h, no Memorial Padre Cícero. 

Lista com homenageados no livro “Gente de Expressão”: José Geraldo da Cruz; Joaquim Cornélio Leite; Luciano Theophilo de Melo; Dorotheu Sobreira da Cruz; Odílio Sobreira de Figueiredo; Felipe Néri da Silva; Antônio Corrêa Celestino; Edmundo Morais; Raimundo Adjacir Cidrão de Oliveira; Dr. Ivan Rodrigues Bezerra; Aderson Borges de Carvalho; José Afonso de Oliveira; Cesinio Luiz de Brito; Dr. José Roberto Barreto Celestino; Francisco Alberto Bezerra; Gilberto Magalhães Sobreira; Francisco Leite Bezerra; José Jocimar da Silva; Paulo de Lima Moreira. 

Para mais informações: (88) 99919-3619          (Jornal do Cariri)

Post a Comment