Na noite da última segunda-feira (10) em mais uma sessão ordinária da Câmara do Crato, os vereadores receberam através de um convite do vereador Amadeu de Freitas (PT), a visita do Reitor da Universidade Regional do Cariri – URCA, Patrício Melo e do Vice Reitor Lima Júnior, para debater sobre as principais reivindicações da instituição e da importância da mesma para o município.

Patrício Melo destacou que a universidade está crescendo e precisa de um espaço maior para desenvolver seus projetos, afirmando que é necessária a construção de uma cidade universitária. Além disso, Patrício frisou a necessidade que há de uma ampliação do restaurante universitário, que oferece mais de 1.000 refeições por dia, da ampliação da residência universitária e também da criação de novos cursos, destacando que já existem três projetos: ciências da religião, turismo com habilitação em gastronomia e hotelaria, e um curso de medicina no qual ainda precisará de um maior planejamento, já que o Ministério da Educação (MEC) suspendeu a criação por cinco anos.

O Reitor informou também que a reforma do campus São Miguel que abriga o curso de Direito deverá ser finalizada em abril de 2019 e o prédio do antigo SESI já está sendo preparado para receber os cursos de artes visuais e teatro. 

O Vice-Reitor, Lima Júnior, destacou o papel histórico da URCA com mais de 30 anos de atuação no Cariri e a importância dela atualmente com 5.000 pessoas por dia apenas no campus Pimenta, movimentando o mercado de residências, já que muitos alunos e professores saem de suas cidades para morar no Crato, e o mercado varejista, movimentando a economia local. Também destacou que a URCA possui estágios de pós-doutorado e abriga mais de 50 doutores por 100.000 habitantes na região. 

Ao término dos debates e não tendo quórum para as votações a sessão foi encerrada.

Post a Comment