Google disponibiliza tour virtual pelo Museu Nacional antes do incêndio. FOTO: Reprodução - Redes Sociais
O Museu Nacional, localizado no Rio de Janeiro, ainda se recupera das ruínas do incêndio acometido no último mês de setembro. Pensando em recuperar um pouco do imaginário e histórico de pelas do local, o Google disponibilizou nesta quinta-feira (13) um tour virtual em 360º mostrando todo o acervo do museu, em registro feito um ano antes do ocorrido. Peças e fósseis do Cariri também estão inclusos.

Com apoio da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Ministério da Educação, o Museu Nacional e o Google Arts & Culture lançaram o material, que vem com imagens de 164 peças atingidas durante o incêndio de 2 de setembro.      

Os artefatos disponíveis incluem o famoso crânio de Luzia, o fóssil humano mais antigo das Américas, e alguns dos fósseis vindos dos sítios arqueológicos do Geopark Araripe, da região do Cariri. Um dos fósseis mais recentes foi encaminhado em 2016 do Museu de Paleontologia de Santana do Cariri diretamente para o Museu Nacional.

A experiência anunciada nesta quinta está disponível em site e aplicativo e pode ser também explorada a partir do Google Assistente. “Quando o usuário conversar com o assistente inteligente do Google sobre museus, história e até mesmo dinossauros, ele será levado para essa experiência imersiva pelo acervo. Para começar, é só dizer: ‘Ok Google, você gosta de dinossauro?’”, explica a empresa em um comunicado.         (Site Badalo)

Post a Comment