A Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Semace) concluiu que o zoológico de Canindé cumpre normas para manter dois ursos siberianos no local. Um estudo foi feito no local após a ativista pela causa dos animais Luisa Mell lançar uma campanha para retirar os animais do santuário no sertão cearense. Conforme ela, o calor da região seria prejudicial à saúde dos ursos.

Conforme a Semace, o zoológico cumpre oito critérios para o bem-estar dos ursos Dimas e Kátia:

Afastamento mínimo do público em relação ao recinto
Espelho d’água para os animais
Altura mínima do recinto
Piso adequado para os animais
Ambientação 2, com troncos e árvores de médio porte.
Cambiamento do local e atividades dos animais
Maternidade veterinária
Documentos comprobatórios da origem dos espécimes

Os ursos foram acolhidos de circos, onde sofriam maus-tratos, com autorização do Ibama; o órgão aceitou o abrigo de Dimas e Katia no Santuário de Canindé por ser o único zoo modelo no interior do Ceará. Por enquanto a preocupação está na manutenção do parque.

“A arrecadação média mensal do zoológico com as visitas, na maioria romeiros, aproximadamente 300 por dia, é de R$ 20 mil. Os nossos gastos chegam a R$ 60 mil. Todo o serviço é mantido sem o auxílio de nenhum órgão público. Agradecemos se alguém se sensibilizar e resolver realizar alguma campanha para ajudar esses animais, como acontece com a generosidade de São Francisco e seus seguidores. Com mais recursos, com certeza serão ainda mais bem tratados”, completou frei Marconi Lins.

O veterinário do zoológico, Henrique Weber, afirmou que estava “magoado com os comentários maldosos, de maus-tratos, divulgados pela mídia” e não quis dar entrevista sobre o assunto. Conforme funcionários do local, a arborização do parque e as piscinas amenizam o calor para os animais.  (G1 CE)

Post a Comment