O açude dos Carneiros, situado em Juazeiro do Norte, e sendo a principal fonte de abastecimento de água de Caririaçu, enfrenta situação de emergência em seu volume hídrico. Dados recentes da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH) mostraram que o reservatório está com apenas 4,98% de sua capacidade total, que é de 37.180.000 m3. Atualmente, o açude conta com apenas 1.850.000 m3 (um milhão e oitocentos e cinquenta mil metros cúbicos) de água armazenada, quadro que preocupa as autoridades de Caririaçu. 

O Secretário de Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente do Município, Júnior Sabino, conta que a queda no volume hídrico do reservatório levou a Prefeitura a adotar algumas medidas para evitar desabastecimento. “Dividimos o abastecimento da zona urbana entre o Açude São Domingos II e Açude dos Carneiros. O nosso objetivo é usar a menor quantidade de água possível dos Carneiros, para evitar colapso no abastecimento”, ressalta. 

Mesmo com um quadro de crise hídrica, o secretário descarta a possibilidade de racionamento de água e prefere acreditar na chegada das chuvas em um breve período. “Todas as medidas que adotamos foram justamente para evitar racionar água aqui no Município. Temos fé que 2019 será chuvoso e que as condições dos nossos reservatórios irão mudar para melhor”, afirma. 

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), no entanto, prevê condições climáticas nada animadoras para a região, devido à intensidade do El Niño, fenômeno climático que provoca o aquecimento das águas do Oceano Pacífico e pode interferir na formação das nuvens de chuva, nos meses de março e abril, que, historicamente, registram os maiores volumes de precipitações no Ceará. “Existe uma tendência de 70% de que o El Niño possa predominar a partir de março e, assim, diminuir as chuvas no Cariri e em todo o Estado”, ressalta o Supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Funceme, Raul Fritz. 

Série Histórica 
De acordo com a Cogerh, o volume hídrico do açude dos Carneiros é o menor já registrado desde quando a situação dos reservatórios começou a ser monitorada pelo órgão, em 2004. O maior nível de água já verificado foi em 2009, quando o reservatório alcançou 67% de sua capacidade total. (Jornal do Cariri)

Post a Comment