O novo presidente da Câmara de Barbalha, Odair de Matos (PT), afirmou ao Jornal do Cariri (JC) que a realização de um concurso público no âmbito do Legislativo será tratada como prioridade por sua gestão, que teve início no último dia 1º. Conforme o parlamentar, o certame visa preencher carência no quadro de servidores efetivos, em áreas essenciais para o funcionamento da Casa, como os setores de Arquivo, Patrimônio e Jurídico. 

A última vez que a Câmara barbalhense realizou certame público foi em 1997. Desde 2013, o Ministério Público recomenda à presidência a abertura de edital. Após diálogo entre os dois órgãos, no ano passado, o ex-presidente Everton Siqueira (PP) e o promotor de Justiça Saul Cardoso, que atua na 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Barbalha, assinaram um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) prevendo a abertura de concurso em 2019 e estabelecendo o cumprimento de todas as etapas até outubro próximo. 

Odair de Matos, no entanto, diz que se reunirá com a assessoria Jurídica da Câmara, nos próximos dias, para estudar maneiras de antecipar o prazo acordado no TAC. “O concurso é uma prioridade absoluta. Já estamos dando os devidos encaminhamentos com a nossa equipe de advogados, para iniciar esse processo já no mês de março. Esperamos finalizar tudo antes de outubro”, afirma o presidente. 

Ainda conforme o vereador, a escolha da banca organizadora do concurso será criteriosa. “Não admito banca inidônea. Vamos contratar uma instituição de renome, que tenha credibilidade o suficiente para não dar margem nenhuma quanto à seriedade e correção na organização do certame”, conclui Odair. 

Cargos e vagas 
Conforme apurado pelo JC, o edital do concurso público da Câmara de vereadores de Barbalha terá nove vagas nos níveis fundamental, médio e superior, para seguintes cargos: arquivista (1), auxiliar de serviços gerais (2), agente patrimonial (2), agente administrativo (1), controlador executivo (1), auxiliar de controle interno (1) e assessor jurídico (1). 

Atualmente, o Legislativo de Barbalha conta com um quadro total de 47 funcionários, dos quais apenas 19 são efetivos. Os demais cargos são ocupados por servidores em regime de comissão, incluindo 13 nomeações feitas pelo presidente e 15 assessores parlamentares, nomeados por cada um dos vereadores que compõem o Legislativo.      (Jornal do Cariri)

Post a Comment