Rua Miguel Limaverde, principal rua do Centro
Comercial do Crato. FOTO: CDL-Crato
No último dia 03 de janeiro, a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL Ceará) anunciou o Crato dentre os nove municípios contemplados com o projeto “Olhar a Cidade”. Desenvolvido em conjunto com a Estar Urbano, escritório e ateliê de arquitetura que trabalha em soluções corporativas para espaços públicos, o desafio é de promover uma revitalização dos centros comerciais das cidades selecionadas.

Tendo como referência as transformações no centro comercial de Florianópolis (SC), a principal intervenção do projeto se chama “Rua Gentil”. Propondo um processo colaborativo com a sociedade, o projeto planeja a aplicação de arborização, jardins drenantes, nivelação da rua com faixa de pedestre em nível mais alto, mobiliários urbanos, paradas de ônibus sustentáveis, dentre outras iniciativas.

“Já tínhamos um projeto bastante consolidado, já que o nosso corredor comercial já passou por obras de requalificação, ainda em 2012, e desde 2016 realizamos com a Prefeitura, o Sebrae, Sindilojas Crato e Associação Comercial, o Projeto de Revitalização do Centro Comercial do Crato. Essa seleção é um reconhecimento ao trabalho que a CDL Crato e todos esses parceiros já vem realizando”, comentou o presidente José Alves Lobo.

Próximas etapas
A execução no prazo de 30 dias está alinhada ao cronograma da Jornada Integração, iniciativa que percorre os municípios do Ceará levando intervenções para o desenvolvimento da relação entre os comerciantes e a sociedade. Durante a intervenção, o projeto segue com o treinamento, cursos e a ação de coleta de material reciclável.

O projeto cumprirá, ainda, o procedimento de executar visita técnica, diálogo com lideranças municipais, e ainda uma oficina aberta com a sociedade para debater ideias específicas.

Post a Comment