Header Ads

Deputados do PDT disputam indicação para a presidência da AL


Com Zezinho fora do páreo, outros deputados do PDT que querem concorrer à Presidência, são eles: Tin Gomes, Evandro Leitão, Sérgio Aguiar e José Sarto. FOTOS: José Leomar
A menos de um mês da eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado, deputados do PDT - maior bancada da Casa - estão na expectativa em torno do nome que será indicado para concorrer à Presidência. Com a ida do atual presidente, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), para a Secretaria das Cidades, outros quatro parlamentares da sigla pedetista ganham força na disputa. O senador eleito Cid Gomes (PDT) disse que vai iniciar as tratativas com o partido para chegar a um consenso. Zezinho também articula o nome que ele apoiará.

Os bastidores da eleição esquentaram nos últimos dias após a indicação de Zezinho Albuquerque no primeiro escalão do Governo Camilo Santana. Até então ele era um dos fortes candidatos à presidência da Casa, que ocupa há três mandatos seguidos. Naturalmente, quem já está no comando do Poder Legislativo Estadual tem mais estrutura para arregimentar apoio dos colegas e se cacifar novamente no cargo.

Com Zezinho fora do páreo, outros deputados do PDT que querem concorrer à Presidência, no próximo dia 2 de fevereiro, se fortalecem, são eles: Tin GomesEvandro LeitãoSérgio Aguiar e José Sarto. Tin, vice-presidente, e Evandro, líder do Governo do Estado na Assembleia Legislativa, porém, são os mais especulados nos bastidores.

Tin Gomes
Vice-presidente da Assembleia e primo dos irmãos Cid e Ciro Gomes, ele foi reeleito para o segundo mandato na Assembleia Legislativa. Também já foi vice-prefeito de Fortaleza, em 2008, e vereador por dois mandatos. Além de ter sido líder da Prefeitura na Câmara Municipal.

Evandro Leitão
Reeleito para o segundo mandato na Assembleia, ele foi líder do governo na primeira gestão de Camilo Santana e, portanto, é mais ligado ao governador. O parlamentar é ex-presidente do Ceará Sporting Club e atualmente preside o Conselho Deliberativo do clube.

Sérgio Aguiar
Presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia, a mais importante da Casa, ele foi reeleito para o quarto mandato com a terceira maior votação no Estado. Também já ocupou o cargo de primeiro-secretário da Assembleia e já disputou a presidência em 2017.

José Sarto
Reeleito para o sétimo mandato como parlamentar, Sarto já foi vereador de Fortaleza por vários mandatos e já presidiu a Câmara Municipal. Eleito pela primeira vez deputado estadual em 2006, já foi vice-presidente da Assembleia e líder do governo Cid Gomes.

Apoio cobiçado
Apesar de Zezinho estar oficialmente fora da disputa, ele ainda não foi empossado secretário e, portanto, segue na Presidência da Assembleia, o que torna ele peça-chave na sucessão. Principalmente porque Zezinho já contabilizava o apoio de mais de 30 deputados e esses votos são cobiçados pelos demais candidatos.

Ultimato
Os deputados, no entanto, admitem que, no fim das contas, quem indicará o candidato do PDT para a disputa serão o senador eleito Cid Gomes e o governador Camilo Santana. Cid disse que vai iniciar o diálogo com o partido neste mês. "No Parlamento, é natural que o partido com maior representação tenha maiores chances de participar dos órgãos dirigentes", lembrou.   (Diário do Nordeste)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.