Foi encerrado ontem, domingo, dia 6, no Crato, o ciclo de festas de final de ano, com o tradicional Dia de Reis, evento de cunho religioso que auxilia na preservação de uma das maiores heranças culturais vivas da tradição popular nordestina.

O evento, “Festejos Natalinos – Cultura Popular no Cariri” é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, em parceria com a Midas – Produções Culturais, patrocínio da Grendene e apoio da Prefeitura do Crato, através da Secretaria Municipal de Cultura.

O cortejo teve início com a concentração dos grupos de cultura popular na Praça São Vicente, passando pela Praça Siqueira Campos e finalizando na Igreja de Nossa Senhora da Penha, onde os grupos receberam as bênçãos. Após a liturgia, foi realizada a apresentação dos grupos na Praça da Sé.

“É sempre muito bom, me sinto feliz e abençoado”, disse José Aldenir Aguiar, o Mestre Aldenir, um dos maiores ícones do Reisado Caririense.

O evento contou com a participação de mais de 20 grupos que trouxeram cerca de 350 participantes de todas as idades, vindos da região Crajubar (Crato, Juazeiro e Barbalha).


Os Grupos participantes foram: Reisado de Congo do Mestre Aldenir; Reisado Mestre Antônio de Helena; Reisado Mestre Dedé de Luna; Reisado São Vicente do Mestre Galego; Grupo Folclórico do Projeto Menino Jesus; Manero Pau do Distrito da Bela Vista do Mestre Cirilo; Manero Pau Mestre Chico Caboclo; Grupo Mirim do Manero Pau Mestre Chico Caboclo dos Currais; Grupo de Côco da SCAN – Sociedade Cratense de Auxílio aos Necessitados; A gente do Côco – Grupo de mulheres da Batateira; Grupo de Côco Mestra Maria da Santa; Lapinha Mestra Zulene Galdino; Lapinha do Bom Jesus de Monte Alverne; Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto; Banda Cabaçal Mirim da Chapada do Baixio; Reisado São Miguel do Mestre Tarcísio; Reisado Discípulo do Mestre Pedro do Mestre Antônio; Reisado de Couro do Mestre Pedro; Bacamarteiros da Paz do Mestre Nena (Francisco Gomes Novais); Grupo Mateu de Teatro, Rezado do Menino Deus e Grupo Zabumbar. 

Para a aposentada Francisca Lima, moradora do bairro São Miguel, as celebrações do Dia de Reis são muito alegres e coloridas. “Gosto muito de ver o cortejo nas ruas, o reisado, as crianças brincantes, os grupos entrando na igreja. Esse ano foi mais que especial, gostei muito”, disse.

Já Yasmin Lorena, de 3 aninhos, não parava de falar. “Eu não tenho medo do Mateo, eu acho tudo lindo, gosto do brilho”.

O gestor da Secretaria de Cultura do Crato, Wilton Dedê, enalteceu o empenho de toda a equipe da Secult e parabenizou aos cratenses por se fazerem presentes num momento de beleza, inclusão, fé e harmonia”, destacou.

A Festa dos Santos Reis (Dia de Reis) é uma manifestação católica, cultural e festiva, classificada sobretudo no Brasil como manifestação folclórica, comemorativa da festa religiosa caracterizada por celebrar a adoração dos Reis Magos ao nascimento de Jesus Cristo.

Post a Comment