FOTO: Marlos Ney Vidal
O dia 20 de janeiro é reservado à comemoração do Dia Nacional do Fusca. No primeiro mês do ano de 1959, há 60 anos, em São Bernardo do Campo (São Paulo), saíam da fábrica os primeiros Fuscas feitos no país, batizados à época com o nome de Sedan. Ganharam, posteriormente, o apelido de Besouro.

O original Volkswagen teve 3,3 milhões de “cópias” produzidas, sendo a primeira grande febre da indústria automotiva brasileira e o carro mais vendido no ano de seu lançamento.

Em 1967, oito anos depois, o motor 1.2 de 36 cavalos dá espaço para um 1.3 de 46 cv. Não satisfeita, três anos depois, a Volkswagen lança o modelo 1.5, dessa vez com 52 cavalos.

Em 1972, o Besouro bate 1 milhão de exemplares produzidos e mantém sua liderança de mercado até o anos de 1983. Três anos depois tem sua produção suspensa, retornando em 1993, pelo pedido de Itamar Franco, à época presidente do Brasil.

Novamente, três anos depois, a produção do Fusca encerra no país, restando apenas aos colecionadores e donos do modelo conservarem suas relíquias automotivas.

Comemoração em Juazeiro
O aniversário do Sedan não passará em branco na cidade de Juazeiro do Norte. Domingo, dia 20, a partir das 15h, o Encontro de Fuscas reunirá mais de 30 exemplares do modelo, no estacionamento do Cariri Garden Shopping.

O evento ocorre com o apoio dos clubes de colecionadores Dr. Floro Bartolomeu de Juazeiro do Norte e da Ceará Motor Cariri da Volskwagen.
Esse é um momento de confraternização, troca de experiências e, para muitos, uma oportunidade de matar a saudade daquele Fusquinha que já possuiu. (Site Badalo)

Post a Comment