FOTO: Romário Fernandes - Corpo de Bombeiros Militar do Ceará
Cearenses poderão acompanhar um eclipse lunar total que acontece entre o próximo domingo, 20 e segunda, 21. O fenômeno começa a dar sinais às 23h36min de domingo, quando a Lua, nascida cheia neste dia, começará a perder brilho. 

O ápice do eclipse acontece à 0h33min de segunda. O satélite natural da Terra começará a ser encoberto por uma sombra, formando um eclipse parcial. Em pouco mais de uma hora, como se avançassem 15 dias, a Lua passará da fase Cheia à Nova. À 1h41min, o satélite voltará a ser visível, mas com uma tonalidade vermelho-alaranjada. O fenômeno se estende até as 2h43min. 

"Considerando o horário avançado em que o fenômeno será visível no céu, não haverá observação pública do eclipse, como a que o Colégio Militar do Corpo de Bombeiros e o Clube de Astronomia de Fortaleza realizaram em parceria no último mês de julho. Porém, vale a pena se levantar por volta de 1h30min para verificar se as condições atmosféricas estão favoráveis à observação deste belo eclipse", comenta o tenente Romário Fernandes do Corpo de Bombeiros. (O Povo)

Post a Comment