Durante os 21 dias de inscrições para a 1ª edição do “Festival de Talentos do Cariri para o Mundo”, as equipes de produção e comissão julgadora assistiram 72 vídeos de jovens talentos do Cariri. Vinte candidatos estão classificados para a segunda fase que terá audição ao vivo. As apresentações serão abertas ao público e gratuitas.

Quase todos os municípios da região tiveram pelo menos um representante. No balanço geral, os organizadores selecionaram 20 artistas, entre cantores e instrumentistas, que têm entre 14* e 20 anos de idade; 32 inscritos foram desclassificados por descumprir o edital e outros 20 não atingiram a pontuação para a segunda fase.

No ranking de participação, por município, o festival está bem diversificado: Juazeiro do Norte com 7 participantes; Aurora, Barbalha, Crato com 3, cada; Assaré, Caririaçu, Porteiras e Potengi com 1 representante, cada município.


*A candidata Rita de Cássia da Hora, de Barbalha, tem 13 anos e completará 14 antes da última etapa do Festival de Talentos, e por isso, não foi desclassificada no quesito da idade.

1ª fase
Nessa primeira etapa (inscrições), cada cantor foi avaliado, pela afinação, timbre e impostação da voz, e cada instrumentista foi avaliado pela execução e dinâmica musical. Os 20 classificados poderão garantir um ponto extra na somatória da apuração dos jurados. Regra válida apenas para os dez vídeos dos candidatos com mais “curtidas” no canal do youtube do músico Fábio Carneirinho. Dez jovens passam para a próxima fase.

2ª fase
Na segunda fase, apenas metade dos candidatos se classifica; os dez finalistas se apresentarão para os jurados “ao vivo”, numa audição, que já está marcada: 24 de janeiro, quinta-feira, às 19h, no Teatro Patativa do Assaré, Sesc Juazeiro do Norte. O evento será gratuito e aberto ao público. Os critérios de escolha serão: qualidade técnica e artística da apresentação, presença de palco, empatia com o público (cada critério vale de 0 a 10 pontos) e o competidor pode ganhar, novamente, 1 (um) ponto extra, se o vídeo dele tiver o maior número de “curtidas” no canal do músico, Fábio Carneirinho (no youtube). Dos dez, três se classificam para a grande final.

3ª fase e premiação
Na última fase, também com audição ao vivo, os três finalistas disputam uma vaga para viajar com tudo pago, pelos patrocinadores e apoiadores do projeto, para a França. Além disso, o (a) grande vencedor (a) participará da gravação do 5º DVD do músico Fábio Carneirinho, que será filmado no Jardim da Torre Eiffel, em Paris, no próximo mês de março. O músico caririense tem 15 anos de carreira, fez seis turnês internacionais e este ano vai gravar o DVD com a banda, tipo documentário.  (Site Badalo)

Post a Comment