Paralisadas as atividades da Guarda Civil Metropolitana de Juazeiro do Norte, a partir desta quarta-feira (09). A informação é do diretor do Sindiguardas no estado do Ceará, Tallys Ranieri. A ação se deve para buscar uma negociação junto à gestão municipal sobre o plano de cargos e carreiras da categoria.

Nesta quarta-feira os agentes de segurança municipal estão dando expediente na sede da guarda. A adesão já conta com mais de 60% dos agentes e, conforme Tallys, as adesões são contínuas. Os agentes também questionam sobre a própria segurança, referindo-se aos ataques de facções criminosas.

De acordo com o diretor sindical, eles devem permanecer dessa maneira até que a gestão tome um posicionamento e receba a categoria para uma rodada de negociação. Em contato com o prefeito Arnon Bezerra, o diretor do sindicato foi informado que só serão recebidos em 10 dias.

Entre as pautas está a implantação do Centro de Treinamento e armamento da Guarda. Para a próxima sexta-feira está marcada um café da manhã entre os agentes, em mais um ato dentro da manifestação.

Já a Secretaria de Segurança Pública e Cidadania (SESP) de Juazeiro do Norte informou que os serviços realizados pela corporação da Guarda Municipal estão sendo executados normalmente nas repartições públicas municipais, mesmo após um pequeno grupo decidir realizar uma paralisação dos serviços, permanecendo na sede da GM.

O diálogo com a gestão vem sendo mantido, tendo em vista algumas exigências, que, conforme a Secretária de Segurança e Cidadania Ivoneide Antunes, já estão sendo atendidas. De acordo com a pasta, para que esses procedimentos sejam alcançados, como o do porte de arma para a Guarda Municipal, estão sendo encaminhados os procedimentos legais, para efetivação de portaria.

Ainda segundo a SESP, vários investimentos já foram realizados na Guarda Municipal, com a aquisição de 652 fardamentos, 6 motos, 2 viaturas, 12 capacetes, 40 espargidores de pimenta, reativação do telefone 153, além dos diversos cursos ministrados pela secretaria e majoração da atividade de segurança comunitária em 15%.

A gestão municipal também informou que está em processo de formalização de convênio para porte de arma de fogo, bem como estuda alterações no Plano de Cargos e Carreiras (PCCR) da categoria. E disse que diferente do alegado pelos Guardas as denúncias formalizadas na corregedoria foram apuradas e os resultados repassados ao Ministério Público.         (Site Badalo)

Post a Comment