Quem vai participar do Sistema de Seleção Unificada (SISU) em 2019.1 deve ficar atento: as inscrições começam no dia 22 e seguem até o dia 25 de janeiro. No campus de Crato do IFCE, a oferta é para os cursos de Sistemas de Informação e Zootecnia, com 60 vagas no total. Os interessados poderão se inscrever pelo site sisu.mec.gov.br.

A graduação em Sistemas de Informação funciona no turno da noite e tem duração de oito semestres. O objetivo do Bacharelado é oferecer uma formação sólida em automação e gestão dos sistemas de informação das organizações, além de uma ênfase em aspectos de gestão. A grade do curso tem disciplinas como algoritmo e programação, contabilidade e finanças, computação gráfica e gerenciamento de projetos, entre outras. São 30 vagas.

Já o curso de Zootecnia é matutino e dura dez semestres. Os estudantes são preparados para assegurar a sustentabilidade dos sistemas de produção e segurança alimentar, em consonância com a preservação do ambiente e bem-estar animal. Além das disciplinas de produção animal, o curso oferta fisiologia vegetal, nutrição, bioquímica e farmacologia, entre outras. São 30 vagas.

Ações afirmativas
A instituição oferta parte de suas vagas no sistema de reserva de vagas, nos termos da Lei nº 12.711/2012. Das 60 vagas totais, 30 são destinadas a candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, divididas em cotas explicadas no termo de adesão. Os candidatos que comprovem residência em um dos municípios da Macrorregião Cariri-Centro Sul do Estado do Ceará, estabelecida pelo IPECE, podem optar pelo sistema de bônus na nota.

Mais de 3 mil vagas
O IFCE vai oferecer um total de 3.052 vagas em cursos de nível superior através do SISU 2019.1 – sendo 1.509 na ampla concorrência e outras 1.543 na reserva vagas. Além do campus de Crato, a seleção contemplará 89 cursos do IFCE, nos seguintes campi: Acopiara, Aracati, Boa Viagem, Canindé, Caucaia, Cedro, Crateús, Fortaleza, Horizonte, Iguatu, Itapipoca, Jaguaribe, Juazeiro, Limoeiro, Maracanaú, Maranguape, Morada Nova, Paracuru, Quixadá, Sobral, Tauá, Tianguá, Ubajara e Umirim.

As oportunidades contemplam áreas diversas - incluindo Ciência da Computação, Telemática, Gastronomia, Educação Física, Gestão Ambiental, Hotelaria, Estradas, Saneamento Ambiental, Teatro e muitos outros. O destaque é a oferta de cursos em Acopiara (Licenciatura em Ciências Biológicas) e Horizonte (Licenciatura em Física), cada um com 35 vagas. É a primeira vez que as unidades, recém-inauguradas, participam do SISU.

Post a Comment