“A rua e as novas mídias” é o tema do II Encontro da Poesia no Gesso, que será realizado no período de 21 a 24 de março, na cidade do Crato. O encontro tem como objetivo contribuir para a democratização do acesso à leitura e a literatura na Comunidade do Gesso, a partir da potencialização e do encontro do segmento da poesia. O evento é uma realização do Coletivo Camaradas.
  
Nesta edição “a rua e as novas mídias” são questões de reflexão e de possibilidades de circulação e democratização da poesia na contemporaneidade. Conforme os organizadores, o encontro será realizado nas escolas, ruas, espaços virtuais e possibilitará o diálogo de pesquisadores, escritores, artistas, ativistas, estudantes, professores e as pessoas à margem do letramento.

O Encontro terá oficinas, intervenções urbanas, produções de vídeos, lançamentos de livros, slam, batalha de rima e rodas de poesia. Os organizadores destacam ainda, que esse ano será realizado um trabalho de parceria com as escolas para que as produções poéticas dos estudantes possam ganhar as ruas e as redes sociais.

Uma novidade será o Cortejo da Poesia, onde poetas, brincantes e moradores distribuirão poemas pelas ruas da comunidade.   

No Cariri, existem diversas pessoas e grupos organizados em torno da poesia, como é o caso da Academia dos Cordelistas do Crato, a Sociedade dos Poetas de Barbalha, Slam das Minas Kariri, Batalha do Cristo, Irmandade Rap e Coletivo Xanas, além de experiências que vem sendo desenvolvidas por pontos de leituras e escolas.

Post a Comment