FOTO: Prefeitura de Juazeiro do Norte
A prefeitura de Juazeiro do Norte vai iniciar os preparativos para as comemorações dos 50 anos de edificação do monumento do Padre Cícero, localizado na Colina do Horto. Segundo o prefeito Arnon Bezerra (PTB), a Secretaria de Turismo e Romarias - SETUR vai elaborar uma vasta programação para o ano do cinquentenário do monumento, um dos pontos turísticos mais visitados no Brasil.

"Não mediremos esforços para realizarmos um grande evento este ano, justo no ano em que vamos comemorar uma data mais que especial do nosso ícone turístico", afirmou o prefeito, ressaltando que no ano de 1984 "(...) testemunhamos um grande acontecimento que foi o cinquentenário de morte do nosso Padre Cicero e agora chegou a vez do cinquentenário do seu monumento(...)", revela.

Arnon afirmou ainda que o ano de 2019 ficará conhecido como o do cinquentenário da Estátua do Padre Cícero, que foi edificada no final dos anos 60 e inaugurada no dia 1º de novembro de 1969.

O idealizador da monumental obra que levou o nome de Juazeiro do Norte e do Padre Cicero para o Brasil e o mundo foi o então prefeito José Mauro Castelo Branco Sampaio, imortalizado pelo grande feito. Na época foi considerada como o terceiro maior monumento do mundo, medindo 27 metros de altura e pesando mais de 500 toneladas. 

Anualmente, recebe milhares de visitantes oriundos de todo país e até do exterior, que, vem à Juazeiro do Norte pedir ou agradecer uma graça, fazer uma promessa ou simplesmente conhecer melhor a história de um padre simples e dedicado ao seu povo.

Padre Cicero Romão Batista nasceu em 24 de março de 1844 e faleceu em 20 de julho de 1934, aos 90 anos de idade.

Desde a morte do Padim, Juazeiro começou a se desenvolver ano a ano e, com apenas 107 anos de emancipada, deixou para trás cidades com o dobro de sua existência ou até da mesma época.

Graças ao Padre Cícero, Juazeiro se tornou uma terra abençoada, com um comércio em crescimento e considerada como uma das melhores cidades para se investir.

A fé e a devoção dos romeiros ao Padre Cícero aumentam a cada ano e a prova maior pode se constar nas ruas da cidade, que, mesmo não sendo período de romarias, romeiro é o que não tem faltado todos os dias. Desde o dia 20 de dezembro, até 20 de janeiro, vem surgindo uma quarta romaria, surpreendendo a igreja e o comércio.

ROMARIAS

As maiores romarias na terra do Padre Cicero acontecem em três grandes momentos. Em fevereiro acontece a Romaria de Nossa Senhora das Candeias, iniciada sempre em 29 de janeiro e tendo seu ponto alto no dia 2 de fevereiro. É considerada como a terceira maior romaria do ano.

Em setembro, de 10 a 15 do mês, tem a Romaria de Nossa Senhora das Dores, Padroeira de Juazeiro do Norte, que se classifica como a segunda maior romaria.

Em novembro, a Romaria de finados é a maior do ano, iniciada sempre em 29 de outubro, indo até dia 2 de novembro, Dia de Finados. Além das três grandes romarias, uma grande movimentação de romeiros acontece no dia 24 de março, data de nascimento do Padre Cícero e 20 de julho, data da morte. (Site Miséria)

Post a Comment