Com a chegada da quadra chuvosa, a Coordenação de Vigilância em Saúde, ligada à Secretaria Municipal de Saúde, chama a atenção da população nos cuidados para o combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Os Agentes de Endemias estão em campo, realizando seu trabalho e é importante que a população os receba bem e siga as orientações. 

Segundo a Coordenadora Especial de Vigilância em Saúde, Arlene Sampaio, a ação só não tem êxito total devido os imóveis fechados e também as recusas dos moradores em permitir o trabalho do agente.

“O Aedes aegypti possui características urbanas e no último levantamento rápido realizado, que é uma metodologia que nos permite identificar os tipos de recipientes positivos, a gente pode perceber que a maioria dos focos encontra-se dentro de imóveis. Em tambores, tonéis, caixa d’água, potes, cisternas, vasos de planta, bebedouros e geláguas”, informou Arlene.

Além disso, ela alerta que os agentes de endemias estão identificando outros tipos de recipiente, como, por exemplo, em pneus e em lixo (garrafas, copos, latas, ferro velho, sucata). “A colaboração da população é fundamental para evitar a transmissão”, chama a atenção. Segundo a coordenação, cuidados simples são de grande importância:

- manter limpa e vedada adequadamente caixa d água e demais reservatórios;

- manter a casa limpa e sem água parada para evitar possíveis criadouros. Evitar pratinhos de planta com água, garrafa pet, verificar bandejas de bebedouros e geladeiras;

- manter calhas livres de entupimento para evitar represamento de água;

- manter limpo e escovado reservatório de água para animais (gato, cachorro, pássaros, galinhas, entre outros);

- manter as piscinas devidamente tratadas;

- Atenção para o armazenamento e destinação do lixo. Jamais descartar em terrenos, quintais ou na via pública nenhum material que possa acumular água.

“Essas ações são simples e primordiais para o combate ao vetor transmissor de dengue, zika, chikungunya”, concluiu Arlene.

Post a Comment