Um termo de parceria firmado entre prefeitura de Santana do Cariri e a Universidade Regional do Cariri - URCA, possibilitará a execução de ações de educação ambiental e projetos de desenvolvimento turismo no município.

O termo de parceria foi assinado entre as partes envolvidas na noite de ontem, sexta-feira, 18 de janeiro, no museu de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri Plácido cidade nuvens.

Segundo o Reitor da Urca, Patrício Melo, um dos principais objetivos do termo é cooperar de maneira efetiva com as ações de educação, cultura, turismo e desenvolvimento sustentável no município. O reitor destacou que a cooperação entre as duas partes já vem em curso, antes mesmo da assinatura do termo.

Acrescentou que o município e a Urca têm empreendido esforços para alavancar o turismo na Capital da Paleontologia, onde citou que Santana do Cariri agora possui uma praça temática, o que tem chamado atenção de munícipes e principalmente dos turistas.

Por sua vez, o prefeito Pedro Henrique Lopes, agradeceu a Urca pela parceria e disse que o momento é ímpar para o município pois “A parceria hoje está cada vez mais forte”, e completou que é “Preciso dá um passo à frente, com objetivos mais longe e trazer para Santana a visibilidade que a cidade merece”, argumentou. 


Pedro Henrique ainda reconheceu o trabalho, esforço e a importância de Plácido Cidade Nuvens, fundador do Museu de Paleontologia, que também foi reitor da universidade e prefeito do município, e sempre buscou a parceria em prol de Santana do Cariri.

Termo

Com vigência de 2 (dois) anos, o termo garante que a Urca desenvolva atividades Educativas, de pesquisa cientifica, turísticas e de formação para população do município. Já a prefeitura caberá colaborar pelo bom funcionamento das atividades, cooperar com a manutenção dos acessos aos Geossitios, divulgar as atividades da instituição, promover eventos e utilizar dos espaços físicos da instituição parceira, além de receber cursos de aprimoramento nos mais diversos campos do conhecimento. Através do termo, a cidade poderá ainda ser contemplada com a concessão de bolsas para estudantes da rede de ensino, entre outros benefícios.

A solenidade contou com a participação do Diretor-executivo do Geopark Araripe, Nivaldo Soares de Almeida. Presente também o diretor do Museu de Paleontologia, Sérgio Henrique Carvalho, os vereadores Arclébio Dias e Ismael Feitosa, secretários, a vice-prefeita, imprensa e a população em geral. A vice-prefeita, Bibiane Sampaio destacou que através da parceria, Santana só tem a desenvolver.

A cerimônia contou ainda com a participação dos alunos do Grupo de Flauta Doce “Tia Helena”, da Escola Generosa Amélia da Cruz, orientados pelo Maspole Cidade e a banda de Música Municipal Francisco Paulo de Araújo abriu o evento com a execução dos hinos do Brasil e do município.

Post a Comment