UFCA
No Cariri existem duas instituições federais que ofertam cursos no ensino superior: a Universidade Federal do Cariri (UFCA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologias do Ceará (IFCE). Elas estão distribuídas em seis campus ao longo da região, abrangendo as cidades de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha e Brejo Santo.

São diversos cursos em todas as áreas do conhecimento, e vão desde licenciaturas em Música, Filosofia e Matemática até bacharelados em Engenharia Civil, Jornalismo e Medicina. Cabe ressaltar que quatro novos cursos foram abertos na UFCA, sendo eles Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Matemática Computacional e Licenciatura em Letras-Libras.

O ingresso nessas universidades é feito através do Sistema de Seleção Unificada, com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), não podendo ter zerado a redação.

Inscrição
No ato da inscrição, na página do Sisu, o candidato tem de escolher a primeira e a segunda opções de curso que deseja, na ordem de prioridade.

Se o estudante for selecionado na 1ª chamada de uma das opções, não poderá concorrer à lista de espera da outra. Mesmo que tenha passado somente na segunda opção de curso escolhida.

Ou seja, não é mais possível concorrer à primeira opção caso já tenha passado na chamada regular da segunda, e o contrário também é válido.

Caso o candidato não seja aprovado desta forma, precisará manifestar interesse em participar da lista de espera, marcando a opção também através do site.

Nota de corte
No primeiro semestre do 2018 os cursos mais concorridos da UFCA eram, respectivamente, Medicina, Engenharia Civil e Jornalismo, com as notas de corte, ou seja, a menor nota necessária para ocupar uma vaga nos cursos, eram de 774.48, 695.4 e 634.1 respectivamente na ampla concorrência.

Até meio dia de hoje, 22, primeiro dia de inscrições no Sisu, a nota de corte para o curso de Medicina era de 775,11. Já para o curso de Engenharia Civil a nota era de 688,70. Todas na ampla concorrência.

Cotas
Dentro das cotas há vagas reservadas à estudantes de escola pública que tenham renda inferior a 1,5 salário mínimo por pessoa em seu âmbito familiar e que sejam autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. Também há vagas para pessoas com deficiência e pessoas que tenham cursado o ensino médio em escola pública, independente da renda familiar e autodeclaração.

As instituições também têm o direito de criar ações afirmativas próprias. Na UFCA, temos a exemplo o curso de Licenciatura em Letras-Libras, que oferece 20% de acréscimo nas notas de candidatos surdos que desejem ingressar na formação por ampla concorrência.

Calendário
Inscrições: 22/1 a 25/1
1ª chamada: 28/1
Matrículas da 1ª chamada: 30/1 a 4/2
Inscrição na lista de espera: 28/1 a 4/2
Convocações de outras chamadas: a partir de 7/2        (Site Badalo)

Post a Comment