Na próxima edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a Universidade Federal do Cariri (UFCA) vai ofertar 790 vagas em 17 dos 21 cursos de graduação da instituição. As formações disponíveis serão: Administração, Administração Pública, Agronomia, Biblioteconomia, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Design, Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Filosofia (bacharelado), Filosofia (licenciatura), Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática (licenciatura), Jornalismo, Letras-Libras (licenciatura), Matemática Computacional, Medicina e Música. 

O Sisu é uma plataforma digital do Ministério da Educação pela qual estudantes de todo país se candidatam a uma vaga nas instituições de ensino superior (IES) que aderiram total ou parcialmente ao sistema, em substituição aos vestibulares. Usado desde janeiro de 2010, o Sisu utiliza a pontuação dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como parâmetro de seleção para as vagas. Em 2019, os candidatos poderão se inscrever na primeira edição do Sisu de 22 a 25 de janeiro. A matrícula da chamada regular deve ocorrer de 30 de janeiro a 4 de fevereiro, nas instituições de destino.

Termo de Adesão
Conforme consta no Termo de Adesão ao Sisu 2019.1, a UFCA vai destinar metade das 790 vagas às candidaturas de ampla concorrência, ou seja, às que não se enquadram em ações afirmativas. As demais categorias da seleção vão considerar a renda familiar dos candidatos, a etnia, se estudaram o ensino médio em escolas públicas ou se têm alguma deficiência. Segundo a titular da Coordenadoria de Controle Acadêmico da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFCA), Simone Teixeira, o Termo de Adesão deve ser feito a cada edição do Sisu porque as IES têm autonomia para mudar suas próprias regras de seleção entre uma edição e outra: "Por exemplo, podemos criar novas ações afirmativas, diminuir/acrescentar vagas ou ofertar novos cursos".

Na futura edição de 2019.2 do Sisu, a UFCA deve ofertar mais vagas em 4 cursos: Administração, Engenharia Civil, Engenharia de Materiais e Medicina. Assim, nesta edição de 2019.1, essas formações vão ofertar metade das vagas que poderiam, para oferecer as demais no segundo processo seletivo do ano: "Isso se deve, principalmente, a questões de ordem administrativa da UFCA. Para esses cursos, é melhor que os estudantes sejam selecionados em dois momentos no ano", explica Simone.

Licenciatura Interdisciplinar
A diferença entre o número de cursos da UFCA e os efetivamente ofertados no Sisu 2019.1 se dá pelo curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática, ministrado no campus Brejo Santo. As pessoas que ingressam na formação como estudantes têm as opções de apenas se formar na Licenciatura Interdisciplinar ou de adquirir um segundo diploma, ao aprofundar os estudos em Matemática, Física, Química ou em Biologia. Assim, estes últimos 4 cursos, não ofertados no Sisu, só podem ser cursados por estudantes da Licenciatura Interdisciplinar - esta sim oferecida na seleção federal.

Letras-Libras
Em 2019, os interessados em ingressar na UFCA terão à disposição novos 4 cursos: Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Matemática Computacional e Licenciatura em Letras-Libras. Sobre este último, a UFCA vai incrementar em 20% as notas no Enem obtidas por estudantes surdos que desejem ingressar na formação por ampla concorrência. Esse incremento efetiva o que diz o Art. 4º do Decreto 5.626/05, Parágrafo único: "As pessoas surdas terão prioridade nos cursos de formação previstos no caput [licenciatura plena em Letras-Libras ou em Letras-Libras/Língua Portuguesa]". No momento da inscrição no Sisu, o candidato deverá indicar se deseja participar da seleção nesse perfil. Caso opte por participar do Sisu em alguma das categorias afirmativas, o candidato surdo não terá o incremento na nota do Enem.

Post a Comment