FOTO: Hélio Filho
A Secretaria de Saúde do Estado (SESA) divulgou em seu ultimo boletim epidemiológico uma planilha de doenças notificação compulsória, que mostrou o primeiro surto de Doenças Diarreicas Agudas (DDA), popularmente conhecidas como “Virose da Mosca”.

A Virose da Mosca é uma doença constante no início do ano, época onde o período chuvoso tem um aumento considerável. No total, já foram registrados 4.971 casos no Ceará, entre os dias 30 de dezembro de 2018 e 05 de janeiro de 2019.

O município com maior incidência foi Sobral, com 302 casos. Ao todo na região do Cariri já foram notificados 547 casos da virose, sendo Juazeiro do Norte o município com maior número de notificações.

Veja abaixo a tabela dos municípios que registraram notificações entre os dias 30 de dezembro de 2018 e 05 de janeiro de 2019.



















O período chuvoso oferece condições favoráveis para o aumento do número de casos, já que facilita o surgimento de moscas, que é  o principal veículo de transmissão de da Virose.

A Higiene é a principal forma de combate contra o aumento da DDA. Ações como a  lavagem das mãos, dos alimentos e o cuidado no preparo é fundamental para que se evite a transmissão. A principal forma de contágio da virose é através do contato direto ou indireto, pois uma pessoa infectada pelo vírus pode transmitir diretamente com o contato pessoal ou indiretamente com o compartilhamento de objetos. Segundo os especialistas, o quadro viral é bem especifico. Os pacientes podem apresentar febre, vômitos, diarréia e dores abdominais.          (Site Badalo)

Post a Comment